Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Perdas que os alunos sofrem

Publicada em 17/12/2020 às 21:19
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
O que não tem sido levado tão em conta até agora, em meio à pandemia da Covid-19, é o grave problema que representa o distanciamento obrigatório entre os estudantes e as escolas das redes estaduais e municipais de ensino, como ocorre em Sorocaba. Näo é à toa que os alunos, pais, professores e gestores do ensino só podem estar passando por uma situação de grande tensão. Depois de quase dez meses sem convívio escolar, que é visto como sendo o mais demorado do mundo, o desafio é superar os prejuízos à aprendizagem.

Apesar de essa questão envolver uma série de normas adequadas que precisam ser colocadas em prática para proteção dos alunos e de seus familiares, não há como negar que será muito difícil recuperar todas as perdas que os estudantes sofreram até agora. Diante de tal situação, o resultado só poderia ser de um grande transtorno em meio a essa fase inédita de adaptação de todos ao chamado novo normal, levando-se em conta que tudo fica ainda mais complicado com o avanço da pandemia por todos os lados, principalmente em razão de todos aqueles que não querem se adaptar às exigências da vigilância sanitária. Ao contrário, contribuem para fazer prosperar as aglomerações inúteis que não levam a lugar nenhum, a não ser a tudo aquilo que existe de pior. 
"Da maneira como as coisas estão, deverá ser muito intensa a evasão escolar na rede pública, assim como a fuga de  alunos da rede particular em razão das dificuldades financeiras de seus pais" 

É evidente que algumas questões devem chamar a atenção das autoridades responsáveis, principalmente no que diz respeito ao planejamento das secretarias de Educação para evitar a contaminação de alunos e professores. É claro, também, que as escolas precisam ter condições de saber, por exemplo, quando um de seus alunos tem algum parente infectado. Sabe-se que são muitos os cuidados que devem ser adotados para evitar aglomerações e o compartilhamento de objetos no ambiente escolar. No entanto, em meio a todas as recomendações que são necessárias, também não deixam de ser graves demais os prejuízos que os estudantes estão sofrendo. E isso precisa ser levado em conta em todas as discussões para tratar sobre o retorno dos alunos às aulas. O fato é que, enquanto não ficar pronta uma vacina que possa se impor ao vírus como se deve, as coisas continuarão muito difíceis, sendo de suma importância assimilar o pesado impacto que a pandemia deixará sobre todos. Não se pode ignorar que, da maneira como as coisas estão, poderá ser muito intensa a evasão escolar na rede pública, assim como a fuga de estudantes da rede particular em razão das dificuldades econômicas de seus pais. Os problemas são sérios e merecem uma atenção especial de todas os governantes e órgãos públicos responsáveis pela situação.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar