Sábado, 23 de Janeiro de 2021

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< POLÍTICA Ex-prefeito fica inelegível até 2028

Publicada em 03/12/2020 às 23:46
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O ex-prefeito José Crespo Gonzales (DEM), que nas eleições municipais de novembro chegou a lançar-se candidato a vereador, obtendo pouco mais de 500 votos, está inelegível até 2028. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão de impugnação dessa sua candidatura, em sentença publicada nesta quarta-feira (2) e que, se tem pouco efeito prático em vista de não ter recebido votos suficientes para se eleger, deixa registrado que está com os direitos políticos cassados por oito anos.

O juiz-relator Nelton Agnaldo Moraes dos Santos, do TRE-SP, firmou posicionamento em seu parecer acompanhado pelo Tribunal Regional Eleitoral/SP que “incide a inelegibilidade por oito anos após o término da legislatura”. E a decisão manteve, assim, determinação de 23 de outubro, que considerou que a infração política-administrativa reconhecida pela Câmara de Vereadores e aplicada a Crespo, à época prefeito, cassando-lhe o mandato, ao ter procedido de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo, “o que configura nítida ofensa ao princípio da moralidade administrativa, princípio este expressamente previsto na Constituição Federal, Constituição Estadual e Lei Orgânica do Município de Sorocaba”.

Crespo foi cassado pela Câmara de Vereadores em 2 de agosto de 2019, por 16 votos a quatro, dentro do tumultuado caso que ficou conhecido na cidade como do ‘falso voluntariado’, que teria ocorrido na Prefeitura e envolvia o então prefeito. Crespo já informou, por seus advogados, que recorrerá da decisão do TRE-SP

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar