Começou na manhã desta quarta-feira (25) o trabalho de remoção do entulho resultante da derrubada dos imóveis desapropriados para a construção do viaduto que interligará as avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães, na zona norte da cidade. Executada pela empresa Jofegê Pavimentação e Construção Ltda., a obra da Prefeitura, orçada em R$ 19,9 milhões, foi viabilizada por meio de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Com conclusão prevista para 12 meses, o viaduto terá extensão de 390 metros e largura de 16,90 metros, com quatro pistas de tráfego. Hoje, o trânsito de acesso à Avenida Ulysses Guimarães, a partir da Edward Fru-Fru, acaba passando pela Itavuvu sem nenhuma ligação contínua, o que cria um gargalo na região da Estação de Integração Itavuvu do BRT.
Fora a remoção do entulho dos imóveis desapropriados, a construtora também iniciou a terraplanagem desses terrenos que deixarão espaço para o sistema viário do local. O espaço ainda contará com a estrutura de suporte aos trabalhadores da obra como escritório, depósito de materiais e refeitório. A CPFL, concessionária de energia elétrica, já desenvolveu os estudos necessários para realocação dos postes, medida essencial para dar sequência nas próximas etapas da obra.
A implantação do elevado deverá eliminar 50% do volume veicular nessa interseção, proporcionando melhores condições operacionais no local. Com isso, a circulação entre o Centro e a região da zona norte será beneficiada. Também, em paralelo ao viaduto, deverá ser construída uma área de convivência para uso da comunidade local conforme projeto de reordenamento urbanístico da área.