Sábado, 5 de Dezembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Corrida às compras

Publicada em 18/11/2020 às 21:48
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Como acontece em todos os anos, no final de novembro, a realização da Black Friday na sexta-feira 27 é uma data das mais esperadas pelos consumidores, já que ela nunca deixa de apresentar bons preços para os produtos em geral. Preparando-se para as promoções, muita gente já está pesquisando preços para não perder a oportunidade de ir às compras, apesar de o dinheiro andar curto nesta temporada em que a pandemia da Covid-19 não para de atormentar a vida de todos. 

Sabe-se que essa é uma data que há anos vem sendo comemorada em várias partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos, quando as lojas promovem descontos que variam de 60% a 70%. Sabe-se, também, que desde outubro o Procon vem fazendo coleta de preços em estabelecimentos comerciais com a intenção de comparar se os valores das mercadorias atuais estarão condizentes com os descontos oferecidos na Black Friday. O órgão responsável pela fiscalização tem anotado os valores de eletrônicos, como televisores e celulares, além de eletroportáteis como fornos elétricos e outros mais, tendo em vista que geralmente são os mais procurados nas lojas.

O que se espera, efetivamente, é que os lojistas realmente levem tudo a sério, fazendo prevalecer os descontos que os consumidores esperam. Só para esclarecer, o órgão municipal de defesa do consumidor atua na fiscalização das vendas efetuadas em lojas físicas, enquanto as vendas através do comércio eletrônico são de responsabilidade da Fundação Procon. 
"A Black Friday não deixa de representar, também, a abertura oficial das vendas natalinas e da virada do ano, esperando-se que toda a população seja atendida como se deve" 

É importante recomendar que a população, na medida do possível, faça uma lista daquilo que pretende comprar, inclusive estipulando um limite de gasto para não ir além do orçamento doméstico. É preciso anotar preços e guardar as informações da pesquisa feita, incluindo site e data. Dessa forma, será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante o Black Friday. Também é importante verificar o prazo de entrega, principalmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal. As promoções também ocorrem nas compras on-line, mas é necessário verificar a procedência dos produtos para que as compras sejam feitas com segurança. Praticamente, a expectativa de venda e de público é grande, até porque a data coincide com a chegada do Papai Noel em vários shoppings e grandes lojas da cidade. Na verdade, a data não deixa de representar, também, a abertura oficial das vendas natalinas e da virada do ano. E o que se espera é que toda a população seja atendida como se deve.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar