Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< POLÍTICA Quase 60 municípios terão segundo turno Campanha eleitoral já pôde recomeçar nesta segunda-feira (16)

Publicada em 16/11/2020 às 22:16
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Nas eleições municipais deste ano, haverá segundo turno em 57 cidades espalhadas pelo País, das quais 18 são capitais. Nessas localidades, a campanha eleitoral já pôde recomeçar a partir desta segunda-feira (16).  

O segundo turno está marcado para 29 de novembro, 13 dias após a primeira votação. Trata-se do menor intervalo da história. Normalmente, o período é de três a quatro semanas. O calendário apertado foi aprovado pelo Congresso em função do adiamento provocado pela pandemia da Covid-19.

A votação no segundo turno será disputada pelos dois melhores colocados em cada uma dessas 57 cidades. Isso porque nenhum deles conseguiu alcançar maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos no primeiro turno – votos brancos, nulos e abstenções não entram na conta. 

O segundo turno era possível nas 95 cidades brasileiras que possuem mais de 200 mil habitantes. Dessas, 35 decidiram os ganhadores já na primeira rodada de votação, pois nelas algum candidato recebeu mais de metade dos votos válidos.  

Em duas cidades, Duque de Caxias e Volta Redonda, há candidatos com votos suficientes para levar no primeiro turno, mas o resultado ainda está sub judice, isto é, ainda aguardam por uma decisão final da Justiça. Em Macapá, a eleição foi adiada em razão do apagão de energia elétrica. 
A necessidade de segundo turno na disputa para Prefeito em cidades com 200 mil habitantes ou mais consta na Constituição e segue o mesmo modelo adotado nas eleições para presidente e governador.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar