Quinta-Feira, 3 de Dezembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< Consumidores antecipam compras de Natal e movimentam comércio em Sorocaba Lojistas trabalham com boas perspectivas de vendas daqui para as festas de final de ano em período atípico por conta da pandemia

Publicada em 16/11/2020 às 22:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: divulgação)

O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 37,5 bilhões em 2020 – 2,2% a mais do que no ano passado. A estimativa está em um boletim publicado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Parte desse crescimento é explicada pela antecipação dos clientes nas compras de Natal, tendência também já sentida em diversos setores lojistas da cidade, que igualmente trabalham com boas perspectivas de vendas daqui para as festas de final de ano em período atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, que desde meado de março derrubou todos os prognósticos mais otimistas de alavancagem econômica.

A tendência de antecipação do espírito natalino também aparece em uma pesquisa feita pela Pinterest. Segundo Andréa Mallard, que é CMO da rede social, as buscas relacionadas ao Natal aumentaram 77% já em abril e incluem um aumento de três vezes nas pesquisas por ‘ideias de presentes de Natal’ oito meses antes de dezembro.

Em Sorocaba, o setor de eletrodomésticos e também de livraria, papelaria e brinquedos, por exemplo, já registram um aumento na procura por itens relacionados a presentear no Natal de um lado e, de outro, principalmente à decoração, sobretudo acessórios e itens de mesa, novidades que crescem ano a ano. “Começamos a perceber a demanda pelo Natal mais cedo este ano e as perspectivas estão boas. O pessoal já está procurando decoração e produtos diferentes para alegrar o clima em casa e voltar o espírito do Natal”, avalia Nivaldo Madureira, um dos gestores de importante comércio local do ramo de livraria e papelaria.

A tendência, segundo Nivaldo, é explicada pela pandemia do novo coronavírus justamente. “Eu acredito que durante esse período as famílias acabaram se juntando mais e, neste ano, haverá, assim, uma boa comemoração de Natal. A união familiar nesta época do ano será relevante e isso reflete nas compras do comércio, principalmente nos itens de decoração e presentes”, destaca ele.

EMPREGO - E, mesmo durante a quarentena, o otimismo do comércio local com essa que é considerada a melhor época do ano para o varejo já reflete nas contratações. A projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é de que 70.700 trabalhadores temporários serão contratados neste fim de ano para atender ao aumento sazonal das vendas em todo o País. Em Sorocaba, a livraria e papelaria Pedagógica, por exemplo, já abriu o processo para a contratação de novos colaboradores que devem atuar durante os meses de novembro e dezembro. “O aquecimento do comércio beneficia a todos”, pontua Nivaldo.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar