Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< POLÍTICA Sistema de apuração tem erro e atrasa divulgação dos votos

Publicada em 16/11/2020 às 03:44
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Agência Brasil)
Os candidatos ao Executivo e Legislativo de todo o Brasil tiveram de conter a ansiedade na noite deste domingo (15), já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que a divulgação dos resultados da apuração do primeiro turno teve atraso por problema técnico.

De acordo com o tribunal, uma lentidão no processo de totalização dos votos causou uma demora no fornecimento das informações. O TSE informou, ainda, que os dados da votação foram recebidos normalmente dos tribunais regionais eleitorais.

A Corte também esclareceu que a lentidão não tem relação com a tentativa de ataque cibernético confirmado mais cedo pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso. Em todo o País, a votação foi encerrada às 19 horas. 

O TSE informou que foram registradas 704 ocorrências durante o horário da votação em todo o País. Até às 17h30, o tribunal também contabilizou a substituição de 3.381 urnas eletrônicas que apresentaram defeito. O número corresponde a 0,75% do contingente de 400 mil equipamentos que estão sendo utilizados nas eleições. O TSE também informou que 55 candidatos foram presos em flagrante por crime eleitoral. Até o momento, não há registro de votação manual em nenhum município do país. 

Já o chefe do 343ª Zona Eleitoral, em Sorocaba, João Lima, explicou que os dados de Sorocaba foram um dos primeiros a serem transmitidos e adiantou que existe uma sequência para o retorno com a divulgação dos votos.

“Quem está na fila, já está bem no começo. Assim que restabelecer a conexão, teremos uma totalização rápida. A informação que temos é que houve um erro de comunicação; esse é o cenário”, explicou em rápida coletiva de imprensa. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar