Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< POLÍTICA Justiça Eleitoral orienta como votar

Publicada em 12/11/2020 às 21:37
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Agência Brasil)
O horário de votação nas eleições municipais deste ano atípico, por conta das regras de distanciamento social suscitadas pela pandemia de Covid-19, também foi ampliado, como informa a Justiça Eleitoral. Os eleitores poderão comparecer às urnas das 7 às 17 horas, com o período entre 7 e 10 horas oferecido como preferencial para pessoas acima de 60 anos de idade ou pertencentes a grupos de risco para o novo coronavírus.

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. O eleitor deve comparecer portando título de eleitor, documento com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação/CNH) - certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar -, máscara e caneta para assinar o termo de votação, obedecendo sempre as regras sanitárias e de distanciamento.

COMO VOTAR NA URNA ELETRÔNICA – Para votar, ao se apresentar na cabine diante da urna eletrônica, o eleitor deverá primeiro digitar, no teclado, o número dos candidatos de sua preferência nesta ordem de cargos – vereador (cinco dígitos) e prefeito (dois dígitos): na tela, aparecerão primeiro a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde ‘Confirma’. 
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

CADASTRO BIOMÉTRICO - Quem não fez o cadastro biométrico, pode votar?
Pode. A suspensão de títulos por conta da não realização da biometria foi revertida por conta da pandemia de Covid-19 igualmente. Além disso, para evitar contaminação e aglomeração, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) extinguiu a necessidade de biometria nestas eleições. Quem já estava com o título suspenso, porém, não pode votar.

Atenção: se o título foi cancelado, você só poderá regularizar a situação eleitoral após as Eleições’2020, quando o cadastro eleitoral é reaberto.

OUTRAS ORIENTA|ÇÕES IMPORTANTES - Perdi meu título. Posso votar? Sim. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Confira o local de votação antes de sair de casa. Não esqueça de levar anotados os nomes e números dos candidatos. Mantenha distância mínima de um metro e evite contato físico com outras pessoas. Se possível, não leve crianças e/ou acompanhantes. Não deixe para votar na última hora. Respeite o horário preferencial das 7 às 10 horas para maiores de 60 anos e grupos de risco. Limpe as mãos com álcool em gel disponibilizado nos locais de votação antes e depois de votar. Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

Permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar. Se estiver com febre, fique em casa.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar