Sábado, 5 de Dezembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL Um pedaço de esperança

Publicada em 11/11/2020 às 21:53
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Mesmo que por uma série de razões muitos candidatos não mereçam o voto de ninguém, o ato de votar não deixa de ser um importante exercício dos direitos de cada cidadão. Sabe-se que não é de hoje que a maioria dos partidos políticos não tem qualquer unidade ideológica, com as legendas só mirando os cifrões que as cotas partidárias podem proporcionar durante as campanhas eleitorais. Säo muitas as questões alimentadas por improbidades administrativas, traições e tantos outros escândalos. Em razão de tudo isso, os eleitores devem ficar atentos em quem vão votar e, principalmente, em quem não votar. Justamente pelas distorções que existem é que a política, que deveria ser uma saudável atividade para a população, tem muita gente boa que acaba se distanciando dela, piorando as coisas. Mais do que ninguém, os próprios candidatos sentem dentro de si a desconfiança justificada de grande parte do eleitorado.

Na verdade, no que diz respeito a Sorocaba, o que falta mesmo, em toda eleição municipal, é uma discussão mais intensa sobre os problemas locais e sobre as melhores propostas para que eles possam ser bem-encaminhados. O que deve importar, em toda e qualquer circunstância, é aquilo que pode contribuir da melhor maneira para o destino da cidade. O que não pode acontecer mais uma vez, por exemplo, é a cidade ficar entregue ao deus-dará em razão de brigas políticas intermináveis, que só prejudicam toda a população, exatamente como ocorreu nos últimos quatro anos. 
"Cada voto deve ser uma manifestação de confiança, um pedaço de esperança que é depositado em pessoas que, entre  erros e acertos,  ao menos devem ter a consciência e a responsabilidade do que um cargo eletivo representa"

Cada um precisa fazer a sua parte como se deve para que Sorocaba seja melhor. Não deixa de ser uma ilusão achar que a democracia não precisa ser exercida na prática de maneira bem mais intensa. É importante ressaltar que é no município que se dá o cotidiano das pessoas, onde a base de tudo é construída. Um prefeito precisa se dedicar com muita intensidade para que a economia da cidade seja cada vez mais potencializada, exercendo um papel empreendedor para a melhoria das condições de vida de cada cidadão. Em toda e qualquer eleição, o importante é cada eleitor olhar para o voto como algo muito mais sério do que um mero desincumbir-se de uma obrigação. É preciso ressaltar que cada voto deve ser uma manifestação de confiança, um pedaço de esperança que é depositado em pessoas que, entre erros e acertos, ao menos devem ter a consciência e a responsabilidade do que um cargo eletivo representa. Infelizmente, de um modo geral, embora haja os bem-intencionados, o que se percebe é que não säo poucos os que estão apenas interessados no que vão auferir e com todos os outros benefícios e vantagens que este ou aquele cargo representa. O eleitor deve ficar atento a tudo isso para não se arrepender depois.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar