Sábado, 5 de Dezembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< REGIÃO Ipem-SP fiscaliza botijões de gás de cozinha

Publicada em 28/10/2020 às 21:30
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: divulgação)

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça do Estado e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou a operação denominada GLP, em depósitos de distribuição de gás de cozinha na Capital e de muitas cidades do Interior, incluindo Sorocaba.

Ao todo foram fiscalizados 410 botijões de GLP, popularmente conhecidos como ‘botijões de gás de cozinha’, das marcas Consigaz, Copagaz, Liquigás, Nacional Gás Butano, Supergasbrás e Ultragaz, sendo 28 (7%) reprovados. As equipes fiscalizaram 25 estabelecimentos, entre envasadoras e distribuidoras, e encontraram erros em três (12%).

Dentre os botijões reprovados, os fiscais detectaram a falta de -610g em 13kg de um botijão da Liquigás em São Carlos, falta de – 522g em 13kg em botijões da Copagaz em Araçatuba e tara ilegível ou inexistente dos botijões da Consigaz em Jandira. Os demais erros encontrados estavam dentro do tolerado, conforme portaria Inmetro 225/2009. As equipes do Ipem-SP não encontraram indícios de fraude nos botijões fiscalizados, porém.

As empresas autuadas terão dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar