Sábado, 5 de Dezembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< REGIÃO Sorocaba deve manter cemitérios fechados; Votorantim abre o seu Prazo para limpeza e higienização das sepulturas no Cemitério votorantinense termina hoje

Publicada em 27/10/2020 às 21:20
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: divulgação)

A informação presente em Sorocaba é de que os cemitérios da cidade, tanto os quatro municipais (Saudade, Consolação, Santo Antônio e Aparecidinha), como os dois particulares (Pax e Memorial Park), continuarão fechados à visitação pública, inclusive na próxima segunda-feira,2 de novembro, dia de Finados, assim chamado por ser consagrado universalmente à reverência aos falecidos. Em Sorocaba, desde 20 de março, quando começou o isolamento social por conta da chegada da pandemia do novo coronavírus, os cemitérios da cidade encontram-se fechados, abrindo seus portões apenas momentaneamente, para receber sepultamentos.

Com a fase verde do Plano São Paulo já vigorando em praticamente boa parte do território paulista, ainda na segunda-feira o governador João Dória (PSDB) anunciou a liberação da visita aos cemitérios em todo o Estado no dia de Finados. A decisão final, porém, cabe a cada prefeitura, considerando as realidades locais. Em Sorocaba, a tendência é continuar valendo as determinações estabelecidas em decreto municipal de 21 de setembro, quando da flexibilização do isolamento social por conta da cidade alçar à fase verde do Plano São Paulo, mantendo-se, contudo, o fechamento dos cemitérios à visitação pública. “Está mantida a suspensão da visitação em cemitérios públicos e particulares durante o ‘estado de calamidade’ por conta da pandemia do novo coronavírus, em especial no dia 2 de novembro de 2020, dia de Finados”, dizia textualmente o decreto assinado na ocasião pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL).

EM VOTORANTIM – Na vizinha cidade de Votorantim, por outro lado, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura local informa que o Cemitério Municipal ‘São João Batista’ estará sim aberto à visitação pública no dia de Finados e que o prazo para limpeza e higienização

das sepulturas termina nesta quarta-feira (28). Já na segunda-feira (2), Finados, os portões do Cemitério estarão abertos para a visitação das 6 às 18 horas. Tendo em vista a pandemia do Covid-19, não haverá, porém, a programação habitual de missas e cultos evangélicos, com o intuito de evitar aglomerações. Só terá acesso ao interior do Cemitério quem estiver de máscara.

Durante todo o dia, haverá vicentinos voluntários que estarão no portão principal, ao lado externo do Cemitério, para orientar os visitantes. Também haverá distribuição de copos de água, entregues gratuitamente pela Comunidade ‘Deus Presente’. A Prefeitura votorantinense informa ainda que será reforçado o número de servidores municipais no Cemitério para prestar apoio aos munícipes e visitantes, bem como haverá álcool em gel na entrada de cada portão de acesso.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar