Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Zoo e parques são reabertos hoje Sorocaba na fase verde do Plano São Paulo possibilita novos tempos, mas ainda com restrições sanitárias por conta da pandemia de Covid-19

Publicada em 14/10/2020 às 20:15
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Secom)
Com Sorocaba na fase verde do Plano São Paulo desde o último sábado (10), a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura local decidiu reabrir nesta quinta-feira (15) o Parque-Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Vila Hortência; o Parque Natural “Chico Mendes”, na avenida 3 de Março, no Alto da Boa Vista; o Parque Natural Ouro Fino, o Parque da Biquinha, o Parque da Água Vermelha, o Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio), nos altos do Itavuvu, e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, à margem esquerda do rio Sorocaba. As unidades estão fechadas ao público desde o dia 17 de março, justamente em razão da chegada ao Brasil da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Para essa reabertura gradual, haverá ainda, porém, restrição de público, além de protocolo sanitário para a retomada das atividades, visando evitar o contágio do novo coronavírus entre funcionários e visitantes. O Parque “Chico Mendes”, Parque Ouro Fino, Parque da Biquinha e Parque da Água Vermelha funcionarão de terça a domingo, das 8 às 17 horas. O Jardim Botânico funcionará de terça a domingo também, das 9 às 17 horas, assim como o Zoológico, porém das 9 às 16h30. Além disso, haverá limite de mil pessoas por dia nos parques “Chico Mendes”, Ouro Fino, Biquinha e Água Vermelha, assim como no Jardim Botânico. Já no ‘Quinzinho de Barros’, o limite será de 2 mil pessoas por dia.

Diferentemente dos outros parques, a visita ao Parque da Biodiversidade poderá ocorrer de terça a domingo, das 9 às 17 horas, mediante agendamento prévio pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br. Importante destacar que, neste momento, não serão realizadas atividades de Educação Ambiental, assim como não serão autorizadas outras atividades coletivas em nenhum desses espaços. Todos deverão cumprir os procedimentos de higienização e distanciamento social, minimizando, assim, o risco de exposição do público e dos funcionários, bem como da biodiversidade local ao novo coronavírus. Entre as exigências do protocolo, estão o uso de máscara em todos os ambientes dos parques e o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas. Totens com álcool gel serão disponibilizados em pontos estratégicos e a recomendação é de que as pessoas mantenham suas mãos limpas frequentemente. Outra solicitação é que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros.

RECINTOS FECHADOS - Alguns espaços estarão fechados por questão de segurança, como os recintos do micário, aviário, serpentário e do ouriço do Zoo e os quiosques do Parque “Chico Mendes”. Além disso, os playgrounds do Parque da Biquinha, Parque “Chico Mendes” e Parque da Água Vermelha estarão isolados e não poderão ser utilizados. Também haverá aumento da frequência de limpeza e desinfecção dos banheiros dos parques. 
Banners e/ou placas vão orientar os visitantes a respeito dos protocolos de saúde e segurança.

CASA DO TURISTA – Por outro lado, também a partir desta quinta-feira (15) estará aberta para atendimento ao público a nova sede da Casa do Turista, localizada na rua Ana Monteiro de Carvalho, 50, no Jardim Santa Rosália, próxima à avenida Dom Aguirre. Criada como ponto de apoio aos visitantes que estejam na cidade a passeio, negócios, saúde ou estudos, a Casa do Turista oferece uma série de serviços a quem chega a Sorocaba e mesmo aos sorocabanos que desejam conhecer melhor a terra onde vivem. Além da orientação de como chegar ao local desejado, o visitante receberá ali material de divulgação e publicações com mapas para deslocamento, além da programação atualizada do funcionamento dos pontos turísticos da cidade e da região.

Apesar da nova sede da Casa do Turista ainda estar em fase de finalização, o atendimento ao público será retomado como apoio a reabertura dos espaços públicos e parques municipais. O horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações também poderão ser obtidas pelos telefones (15)3233.2043 e 3211.2143 ou pelo e-mail turismo@sorocaba.sp.gov.br .

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar