Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Segue ampliação da ETE Pitico Obras estão na fase de escavações e concretagem de tanques, prevendo-se significativo aumento na vazão para tratamento de esgoto doméstico em Sorocaba

Publicada em 14/10/2020 às 20:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: AI/Saae Sorocaba)

Após a conclusão do projeto executivo, as intervenções para a ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto Pitico estão, atualmente, na fase de execução das escavações, fundações e concretagem dos novos tanques. Colocada em operação em junho de 2009 e localizada na região do Parque São Bento, na Zona Norte, a ETE Pitico recebe e trata o esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da avenida Itavuvu e à direita da avenida Ipanema.

Conforme os projetos contratados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as obras consistem no acréscimo de mais três linhas de tratamento à unidade, que se somarão às duas atualmente existentes. Antes desta ampliação, a fase líquida da ETE Pitico contava com dois tanques de aeração, dois decantadores e dois adensadores. Com a ampliação em andamento, serão anexados mais quatro tanques de aeração, outros três decantadores e três adensadores, além de uma nova estrutura de gradeamento e desarenação.

Já para a fase sólida, quando ocorre o processamento do lodo resultante do tratamento do esgoto, a unidade ganhará mais uma estrutura de desidratação e de inertização, para que esse material esteja em condições de ser transportado e depositado em aterro credenciado, seguindo as normas dos órgãos ambientais fiscalizadores. A unidade também terá um reservatório elevado, de 88 mil litros, que vai armazenar água potável e de reuso resultante do tratamento de esgoto e necessária para utilização em algumas operações dentro da ETE.

Além da ampliação das linhas de tratamento, a ETE Pitico também receberá reformas e adequações nas estruturas originais, como na calha parshall e nas caixas de distribuição de esgoto. Atualmente, a

ETE Pitico possui uma vazão de 251 litros por segundo e, com a ampliação, passará a ter capacidade para tratar 375 litros de esgoto por segundo, representando uma ampliação de quase 50%.

OITO UNIDADES - Além desta unidade (ETE Pitico), Sorocaba conta atualmente com outras sete Estações de Tratamento de Esgoto em operação: S-1, S-2, Itanguá, Aparecidinha, Carandá, Ipaneminha e Quintais do Imperador.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar