Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< CULTURA Projeto ambiental proporciona encontro de alunos com a Escola Projeto piloto inovador surgiu na nova Escola Municipal do bairro Wanel Ville

Publicada em 13/10/2020 às 20:12
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: divulgação)
Inaugurada em fevereiro, a Escola Municipal “Professor Milton Santos”, localizada no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste, recebeu o plantio de 46 árvores em setembro. A ação ambiental foi realizada pela Prefeitura, numa parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Educação, atendendo a uma solicitação da direção da Unidade. O plantio, aliás, era uma das ações previstas no projeto ‘Sementes do Amanhã’, desenvolvido pela Escola. O projeto idealizado pelo diretor de Escola, Eduardo Luiz de Almeida Júnior, e construído coletivamente pela equipe escolar no ano letivo em que a E.M. ‘Prof. Milton Santos’ foi inaugurada, surgiu, assim, em um momento delicado, em que o distanciamento social se fazia necessário. Nesse mesmo momento, como acrescenta o diretor, se fazia necessária também a manutenção dos vínculos com os alunos e suas famílias, também com o objetivo de garantir o direito das crianças a vivenciar uma infância de qualidade, com direito a brincadeiras e contato com a natureza, mesmo distante da Escola.

Algumas das metas do ‘Sementes do Amanhã’ já alcançadas com êxito foram proporcionar estímulos ao cuidado com o Meio Ambiente, além de propor brincadeiras concretas e experiências infantis planejadas e propostas pela equipe pedagógica e mediada pelos pais e familiares. Nesse contexto, por exemplo, as crianças pesquisaram tipos de flores, plantas, estações do ano, plantio e cultivo de plantinhas na prática em casa. Durante a semana de 6 a 9 de outubro, foi ainda efetivada parceria com a comunidade, com pais e alunos comparecendo na Unidade e, obedecendo o protocolo de cuidados frente a pandemia, para o plantio de um jardim de flores no espaço escolar, “florescendo, assim, uma escola mais bonita e bem cuidada pelas próprias crianças”, nas palavras do professor Eduardo Luiz.

A Escola também possui grande área verde, na qual foram plantados, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, exemplares de mirindiba, jacarandá-caroba, urucum, açoita-cavalo, pau-brasil, ipê-roxo-de-bola, coração-de-nego, pau-formiga, ipê-rosa, dedaleiro, castanha-do-maranhão, guaiuvira, quaresmeira, canudo-de-pito e aroeira-salsa: na calçada, mudas de ipê-branco, aroeira-pimenteira, ipê-amarelo, quaresmeira, manacá e aroeira-salsa. “Um estímulo ao bairro Wanel Ville, comunidade atendida pela Escola, e que pode se espalhar por toda a cidade, promovendo consciência ambiental e realizando o sonho coletivo de se viver em uma cidade mais sustentável”, como conclui o diretor.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar