Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Museu Ferroviário e Casa de Aluísio de Almeida reabrem na semana que vem

Publicada em 13/10/2020 às 20:07
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Secom/PMS)

A Secretaria da Cultura da Prefeitura confirmou nesta terça-feira (13) que vai reabrir o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), localizado no Jardim Maylasky, no Centro, e a Casa de Aluísio de Almeida, sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, na Vila Hortência, à rua Ruy Barbosa, 84, a partir da próxima segunda-feira (19). Os espaços vão funcionar abertos ao público, no pós-pandemia e em meio à flexibilização do isolamento social, de segunda à sexta-feira, das 10 às 16 horas.

Esses espaços passaram por um processo de limpeza intensificado, visando respeitar as medidas sanitárias necessárias para proteger os servidores e visitantes da Covid-19. A reabertura respeita as regras de segurança da Instrução Normativa 2 da própria Prefeitura, emitida no final de setembro. Para evitar aglomerações, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana será necessário que o visitante realize um agendamento pelo link https://bit.ly/312BO6i. Cada pessoa poderá permanecer no espaço por, no máximo, duas horas e só poderá carregar consigo objetos pessoais, como

telefone celular, câmera fotográfica (sem o uso do flash), carteira e bolsa de pequeno porte. Já quem for visitar os espaços com o intuito de realizar pesquisas acadêmicas, deverá agendar a visita pelo formulário https://bit.ly/2IsFZ5d (Museu da Estrada de Ferro Sorocabana) e/ou pelo e-mail casadealuisiodealmeidaihggs@gmail.com (Casa de Aluísio de Almeida). O atendimento será feito para apenas uma pessoa por dia, pelo período de, no máximo, 2 horas e não será permitida a entrada de acompanhantes. Os pesquisadores deverão utilizar luvas no manuseio dos objetos do acervo.

A reabertura dos próprios da Secretaria da Cultura, que está ocorrendo gradativamente, considera o artigo 5º do decreto municipal 25.890/2020, que dispõe que “o funcionamento dos espaços públicos municipais, tais como parques, centros esportivos e zoológico, poderá ser autorizado pelo gestor do espaço, que definirá a data, as condições e os protocolos sanitários a serem observados para a reabertura”.

REGRAS - Cada espaço poderá utilizar, no máximo, 40% de sua capacidade total e os visitantes deverão obrigatoriamente usar máscaras e respeitar o distanciamento social dentro dos locais. Recomenda-se que o visitante faça uso do álcool em gel, disponibilizado nos espaços, antes de adentrar.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar