Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Vacinação contra febre amarela acontece em todas as UBS ́s

Publicada em 07/10/2020 às 21:14
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A Secretaria da Saúde da Prefeitura está reforçando a importância da vacinação de febre amarela às pessoas que ainda não se imunizaram. As vacinas estão disponíveis nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguindo um cronograma estratégico para se evitar desperdício de doses.

A vacina aplicada em Sorocaba é a dose plena, que tem validade para a vida toda e está contraindicada para as gestantes devido ao risco de infecção do feto pelo vírus vacinal. Só haverá aplicação em situações de alto risco de exposição e, por isso, a vacinação em gestantes deverá ser analisada caso a caso. A imunização poderá ser considerada, por exemplo, se a futura mamãe residir em área onde foi encontrado macaco morto com febre amarela. Mães que estejam amamentando crianças com até seis meses de idade não devem se vacinar também pelo risco de transmissão do vírus vacinal. Caso a vacinação seja imprescindível, a amamentação deverá ser suspensa por, no mínimo, 15 dias após a aplicação da dose. A mãe deverá ser orientada sobre os procedimentos para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação, de modo a manter o aleitamento nesse período.

Crianças menores de 9 meses não devem ser imunizadas. A imunização também não está indicada para pessoas com história de uma, ou mais, das seguintes manifestações anafiláticas após ingestão de ovo: urticária; sibilos, que é uma espécie de assobio ao respirar, indicando dificuldade de passagem de ar; sensação de dificuldade para engolir, como se houvesse uma obstrução da glote (laringoespasmo); inchaço de lábios, hipotensão ou choque nas primeiras duas horas. Pessoas com câncer e indivíduos que passaram por transplante igualmente não devem se vacinar. Todos com deficiência no sistema imune também devem consultar um médico antes de buscar a imunização.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar