Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDITORIAL A importância do Outubro Rosa

Publicada em 06/10/2020 às 21:43
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
Em meio aos impactos e incertezas que a pandemia da Covid-19 continua a provocar por todo o Brasil, neste mês de outubro há que se destacar, também, a importância do desenvolvimento da campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo chamar a atenção da luta contra o câncer de mama, estimulando-se a necessidade da realização dos exames destinados a diagnosticar a doença. É neste mês que muitos estabelecimentos e pontos turísticos de Sorocaba, do Brasil e do mundo ganham uma nova iluminação com a cor rosa. Sabe-se que não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação, mas cada vez mais ela ganha uma abrangência das mais significativas, tendo em vista que não säo poucas as mulheres que enfrentam o problema.

Como sempre, a campanha nunca deixa de remeter à cor do laço que simboliza, em nível mundial, o combate a essa doença. Os dados a respeito dão conta de que o movimento começou há alguns anos nos Estados Unidos, onde as mais variadas ações para combater o mal do câncer de mama e á realização de campanhas de mamografia no mês de outubro. Com o passar dos anos, o Congresso norte-americano aprovou oficialmente o mês de outubro como o mês nacional de prevenção à doença, com a campanha também se disseminando por inúmeros países, inclusive o Brasil. 
"Apesar da pandemia que atinge o mundo todo, há que se ressaltar a importância de ninguém deixar de se interessar pela questão do câncer de mama"

Apesar da pandemia que vai atingindo cada vez mais todas as partes do mundo, há que se ressaltar a importância de ninguém deixar de se interessar pela questão do câncer de mama, já que não säo poucas as famílias obrigadas a se mobilizar o ano inteiro contra a doença. Segundo previsões dos órgãos que acompanham e combatem esse tipo de câncer, cerca de 60 mil novos casos da doença devem se confirmar no Brasil em 2020, com um risco estimado de 53 casos a cada 100 mil mulheres. Neste ano, por exemplo, por conta da multiplicação do novo Coronavírus, foram muito reduzidos por todo o Brasil os exames para diagnóstico sobre o câncer. E esse fato, como não poderia deixar de ser, está prejudicando os cuidados que todas as mulheres devem ter com a saúde.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é considerado o mais comum entre as mulheres, respondendo a 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito povavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Dessa forma, é importante que neste mês todas elas não deixem para depois os exames que säo recomendados pelos médicos.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar