Sábado, 24 de Outubro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< EDUCAÇÃO Rede estadual abre matrículas para 2021

Publicada em 06/10/2020 às 21:37
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Educação abriu o período de matrículas para o ano de letivo de 2021 na rede estadual a partir desta terça-feira (6). O prazo para os alunos que já fazem parte da rede vai até o dia 16, sexta-feira da semana que vem, e a solicitação deve ser feita pelo aplicativo ‘Minha Escola SP’ ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED).

Para os alunos que ainda não fazem parte da rede estadual, o prazo da matrícula vai até 30 de outubro. Os pais e interessados podem procurar qualquer escola estadual, a Diretoria de Ensino, que em Sorocaba funciona junto à Escola Estadual ‘Antônio Padilha’, na rua Cesário Motta, no Centro, ou os postos do Poupatempo. No momento na matrícula, alunos e responsáveis poderão ainda selecionar oportunidades adicionais oferecidas pela Secretaria Estadual da Educação, como os cursos de idiomas oferecidos pelos Centro de Estudos e Línguas, o modelo de ensino técnico do Novotec desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza, o 4º ano opcional do Ensino Médio e/ou a matrícula em escolas de tempo integral.

VOLTA ÀS AULAS OPCIONAIS – Por outro lado, o Governo do Estado manteve a volta opcional das aulas para alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de sua rede a partir desta quarta-feira (7). Para as escolas que atendem alunos do Ensino Fundamental, a data prevista de retorno foi alterada para 3 de novembro. Tanto o calendário de retomada presencial pós-flexibilização do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, como a realização de atividades de reforço nas escolas, inclusive privadas, dependem da autorização de cada prefeitura.

A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas, a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais; para os anos finais dos ensinos Fundamental e Médio, o limite máximo é de 20%.

4º ANO DE ENSINO MÉDIO OPCIONAL - Os alunos que desejarem, informa ainda a Secretaria de Estado da Educação, também terão a opção em 2021 de cursar o 4º ano do Ensino Médio para aprofundar os conhecimentos e corrigir possíveis lacunas na aprendizagem em determinadas disciplinas. A medida visa contribuir com a formação integral dos alunos e apoiá-los no ingresso ao Ensino Superior, se assim desejarem.

Para isso, os interessados deverão manifestar interesse em permanecer na rede na estadual e cursar o 4º ano (desde esta terça-feira, 6) e posteriormente confirmar esta solicitação em dezembro. Ele também deve escolher entre 3 e 13 disciplinas para compor seu currículo. A oferta de vagas vai variar de acordo com a disponibilidade da Escola.

Em janeiro, serão oferecidas aulas de reforço para os alunos que optarem.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar