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<< SOROCABA Saae já recebeu 150 comunicados de desperdício de água

Publicada em 21/09/2020 às 16:28
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Iniciado no dia 12 deste mês, o trabalho de intensificação na orientação e notificação a munícipes que apresentaram comportamentos que configuraram desperdício de água já recebeu 150 comunicados da população, por meio dos canais colocados à disposição pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. Desse total, 130 imóveis já foram visitados pelos agentes da autarquia.

A ação vem sendo desenvolvida diariamente por 16 agentes do Setor de Fiscalização e outros dois servidores da equipe de Educação Ambiental do Saae. As situações de desperdício possíveis de serem flagradas pelas equipes são principalmente lavagem de carros, garagens e calçadas com mangueira.

Nesses casos, o munícipe recebe uma notificação, cujo conteúdo solicita a colaboração, no sentido de que essas atitudes sejam abandonadas, para que haja condições de se manter o abastecimento regularizado na cidade como um todo, principalmente neste momento de altas temperaturas e de estiagem, evitando assim medidas de emergência, como o sistema de rodízio que vem sendo realizado nas regiões do Éden/Zona Industrial, Cajuru e Aparecidinha, como prevenção, visto que com a soma de fatores como o forte calor, consumo exagerado de água e consequente baixo nível dos mananciais utilizados para a captação de água bruta para tratamento e distribuição, existia o risco de ocorrer falta de água generalizada.

Nos casos de desperdício de água que ocorrem no interior dos imóveis, os agentes estão distribuindo um folheto de orientação intitulado “Dê um banho de inteligência”, que apresenta dicas de economia de água, tais como jamais deixar a torneira aberta o tempo todo enquanto realiza atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres.

O material de divulgação distribuído inclui ainda outras orientações, como a de procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para realizar a lavagem e não fazê-lo todos os dias; tomar banhos de chuveiro curtos e corrigir situações de torneiras pingando e manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada.

Neste primeiro momento, a ação não tem caráter punitivo, e portanto não existe aplicação de multas, mas somente advertência e orientação.

CANAIS PARA COMUNICAÇÃO - Para receber as denúncias a autarquia coloca à disposição dos munícipes, que não precisam se identificar, os seguintes canais de comunicação: e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e o WhatsApp 15 9 8158 0356.

 

 

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