Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< POLÍTICA Final de semana decisivo para configuração do quadro sucessório à Prefeitura Nomes de postulantes à Prefeitura de Sorocaba vão sendo confirmados em convenções partidárias. Prazo final é 16 de setembro

Publicada em 10/09/2020 às 21:25
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: Secom)

Nomes de postulantes à Prefeitura de Sorocaba vão sendo confirmados em convenções partidárias. Prazo final é 16 de setembro

Aproxima-se o prazo final para a configuração decisiva do quadro sucessório à Prefeitura de Sorocaba nas eleições de novembro (15 de novembro, primeiro turno e no domingo 29, o segundo turno). Assim, este final de semana será crucial para a formatação definitiva desse panorama, visto que o calendário eleitoral 2020, já alterado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em vista dos transtornos causados pelo isolamento social motivado pela proliferação da pandemia de Covid-19 por todo o País, prevê o 16 de setembro, quarta-feira próxima, como prazo final para os partidos realizarem suas convenções municipais para a formalização de candidaturas e coligações majoritárias.

Dentre os oito partidos que formam a coligação que apoia a postulância do vereador Rodrigo Manga (Republicanos) à sucessão da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), seis já realizaram suas convenções municipais no último final de semana: PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), PSD (Partido Social Democrático), PL (Partido Liberal), PP (Progressistas), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PTC (Partido Trabalhista Cristão), escolhendo o nome do empresário Fernando Martins da Costa Neto como candidato a vice-prefeito - Fernando Martins tem trabalho reconhecido, sobretudo, como dirigente do Esporte Clube São Bento e foi sob sua gestão que o time foi elevado à Primeira Divisão do futebol paulista, ganhando projeção nacional; como empresário, foi idealizador da rede de supermercados Bom Lugar. Há menos de 30 dias, aceitou assumir o cargo de presidente do PSD em Sorocaba.

A dobradinha formada por Manga e Fernando Martins será, agora, submetida à votação do próprio partido Republicanos, que encabeça a coligação, em sua convenção municipal remarcada para este sábado (12), das 18h30 às 21 horas, no Hotel Golden Park Sorocaba, localizado no Km 2,6 da Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho. Na ocasião, o Republicanos irá ainda oficializar os nomes de seus candidatos a vereador, sorteando seus respectivos números.

PSL LANÇA JAQUELINE COUTINHO/ROBERTO FREITAS – A prefeita Jaqueline Coutinho concorrerá a sua própria sucessão pelo Partido Social Liberal, com seu nome oficializado em convenção municipal marcada também para este sábado (12), às 9 horas, na sede do próprio diretório do PSL, à avenida Dr. Eugênio Salerno, 387. Na realidade, porém, não se pode falar em ‘reeleição’, visto que nas eleições municipais passadas, em 2016, Jaqueline concorreu como candidata à vice-prefeita, pelo PTB,

vindo a assumir posteriormente a chefia do Executivo diante da cassação por improbidade administrativa do mandato do prefeito José Antônio Caldini Crespo (DEM).

Nesta quinta-feira (10), foi anunciado o nome do ex-presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Renda, Roberto Freitas (PSB), como pré-candidato à vice na chapa de Jaqueline Coutinho. Roberto Freitas preside atualmente na cidade o Partido Socialista Brasileiro, um dos partidos que devem se coligar a nível local ao PSL de Jaqueline na disputa da Prefeitura. O PSB em Sorocaba também tem aliás, como integrantes, nomes como o do deputado estadual Carlos Cezar. Outros partidos também devem fortalecer a coligação, como o PSD, representado no lançamento da pré-candidatura ontem de Freitas pelo Pastor Jefferson Campos, deputado federal há várias legislaturas; o MDB, Patriotas e PSC.

DEMOCRATAS TAMBÉM OFICIALIZA CANDIDATTO A PREFEITO – Igualmente o Democratas/DEM irá realizar sua convenção neste sábado, dia 12, das 9h30 às 11h30, no bairro do Trujillo, no início da avenida Armando Salles de Oliveira. O evento presencial, informaram ontem os dirigentes do DEM, terá um formato diferenciado para evitar aglomerações, seguindo as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da Prefeitura, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.

Durante a convenção, serão escolhidos os candidatos ao pleito municipal de 2020, com a confirmação de candidatura à Prefeitura do médico e gestor dr. Leandro Fonseca.

Até ontem, contudo, o DEM não tinha formalizada a escolha de seu candidato a vice-prefeito, “pois as tratativas estão em andamento”.

NOMES DEFINIDOS À PREFEITURA – As convenções municipais em Sorocaba, para a definição de candidatos ao pleito de novembro, por outro, lado, já vêm sendo realizadas desde a semana passada. Assim, o PSDB referendou o lançamento da candidatura da deputada estadual Maria Lúcia Amary à prefeita de Sorocaba, tendo o nome do vereador Anselmo Neto, do Podemos, como postulante a vice – os partidos Verde, PMN e Rede, além do Podemos, deverão integrar a coligação liderada pelo Partido da Social-Democracia Brasileira.

Também o nome do advogado Raul Marcelo, ex-vereador e ex-deputado estadual, está homologado como candidato à Prefeitura de Sorocaba pelo Psol (Partido Socialismo e Liberdade). O vice da chapa será o sindicalista Paulo Estausia, indicado em coligação pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar