Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Pesquisa aponta hábitos de consumo dos sorocabanos em tempos de pandemia Dados coletados apontam que a maioria dos consumidores utiliza o cartão de crédito ou débito como forma de pagamento; compras mensais ficam divididas entre preço e qualidade

Publicada em 10/09/2020 às 21:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

É fato que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe inúmeras mudanças na vida das pessoas e, consequentemente, nos hábitos de consumo, o que levou a Associação Comercial de Sorocaba, por meio do seu setor de economia, em parceria com a Esamc Jr., a elaborar uma pesquisa para saber como estão as preferências dos sorocabanos. Segundo o estudo, a escolha por preço e qualidade na compra dos produtos variam conforme o faturamento familiar, ou seja, quanto menor a renda, o preço é fator de decisão; se o ganho mensal é maior, a qualidade, aliada a boas marcas, predomina (51,8%).

Outro dado da pesquisa aponta que as compras mensais (que englobam alimentos e produtos de limpeza), durante este período de crise, ficaram estáveis para 57% dos entrevistados. Para muitas famílias, o consumo de remédios e produtos de higiene pessoal e de beleza aumentou 20,7% e 30,4% respectivamente. O segmento de roupas, acessórios e calçados foi o que apresentou a maior queda nas compras em todas as faixas: 86,2% nas famílias com renda de até R$ 2.500,00, 79,8% até R$ 5.000,00, 62,4% até R$ 7.500,00 e 69,5% na de mais de R$ 7.501,00.

Ainda segundo o levantamento, as compras de eletroeletrônicos e eletrodomésticos tiveram praticamente o mesmo comportamento, permanecendo estáveis para 50% dos entrevistados. Sobre o meio de pagamento, a pesquisa mostrou que o cartão de débito ou crédito é a preferência de 87% dos consumidores; o dinheiro é a escolha de 13%.

Para o presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze, estes dados demonstram que os consumidores estão atentos a sua renda familiar. “O estudo demonstra que as pessoas estão mais cautelosas nas compras. É importante ter o controle mensal e comprar somente o necessário, pelo menos

neste período de incertezas. Esperamos que os setores da economia se estabilizem e que o consumo seja consciente e consistente”, finaliza.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar