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<< EDUCAÇÃO Secretário estadual da Educação acompanha reabertura de escolas Sorocaba é um dos municípios que optaram pelo retorno

Publicada em 08/09/2020 às 20:14
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(Foto: divulgação)
O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, acompanhou nesta terça-feira (8) o retorno das atividades na EE “Professora Ana Cecília Martins”, no Parque Esmeralda. Sorocaba é um dos municípios que optaram pelo retorno. Neste primeiro dia, os alunos participaram de rodas de conversa, atividades esportivas e contribuíram com o planejamento das atividades de acolhimento, que vão abranger os demais estudantes da unidade. No total, 128 municípios decidiram pela retomada a partir desta terça-feira. Entretanto ela não é obrigatória e deve ocorrer mediante a escuta da comunidade. 

“Nesta volta opcional, nosso foco e cuidado maior são com os alunos que mais precisam. Nosso olhar está muito voltado para o aspecto socioemocional. É absolutamente primordial cuidarmos também dos nossos servidores e professores. A rede deve estar voltada a cumprir todos os protocolos de saúde e de segurança. E isto é um dever de todos nós, equipes gestoras, escola e família. Desta forma, com serenidade, conseguiremos ter a segurança necessária para reabrirmos gradativamente as nossas escolas”, afirma o secretário Rossieli Soares. 

Para retomar as atividades presenciais, as unidades escolares precisam estar localizadas em áreas classificadas por pelo menos 28 dias consecutivos na fase amarela do Plano São Paulo. As escolas estaduais que retornarem poderão receber, no máximo, 20% dos alunos por dia, independente da etapa do ensino. Já as redes municipais e privadas devem seguir o decreto do governo do Estado que prevê o limite de 35% para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e 20% para anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

A oferta de atividades deve ser planejada com a comunidade. Entre as possibilidades estão atividades de reforço e recuperação da aprendizagem; acolhimento emocional; orientação de estudos e tutoria pedagógica; plantão de dúvidas; avaliação diagnóstica e formativa; atividades esportivas e culturais. Prevê-se, ainda, a possibilidade da utilização da infraestrutura de tecnologia da informação da escola para estudo e acompanhamento das atividades escolares não presenciais para os alunos que não conseguem fazê-lo de suas casas. 
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