Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< SOROCABA Procon alerta sobre golpe do cartão de crédito

Publicada em 03/09/2020 às 21:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
O Procon Sorocaba, administrado pela Secretaria Jurídica, preocupado com a segurança dos consumidores, está fazendo um alerta sobre o golpe do cartão de crédito, que está se tornando frequente em todo o País. Durante um falso telefonema, o indivíduo é informado de que seu cartão de crédito foi clonado. Após a confirmação dos dados, o consumidor é avisado de que um motoboy da operadora de crédito passará em sua residência para retirar o cartão e, ao entregar o documento, o consumidor sofrerá sérios prejuízos.

De acordo com o órgão, a melhor forma de se proteger do “golpe do motoboy” é desligar imediatamente a ligação e usar outro aparelho para chamar o número telefônico impresso no cartão e através do qual o consumidor será orientado e se certificará que o cartão não foi clonado. Fora a clonagem do cartão, os golpistas podem ainda dizer que o cartão está com problemas ou até mesmo tentar confirmar compras que não foram feitas. Também é indicativo de golpe se pedirem que a vítima corte o cartão ao meio para entregar ao motoboy, mas sem danificar o chip.

Outra medida de segurança orientada pelo Procon Sorocaba, que serve também para casos de perda ou furto de documentos, é o consumidor raspar o código de segurança do cartão e memorizar ou anotar esse número em um local seguro.

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp também virou alvo de golpes entre os usuários que, neste caso, são anunciantes em redes sociais, por exemplo. Durante um telefonema, uma pessoa passa-se por representante do site em que o consumidor publicou seu anúncio. Após também confirmar as informações, pede que seja, ainda, confirmado um código que receberá por SMS. Com essa confirmação o aplicativo será desabilitado do aparelho do consumidor e habilitado no smartphone do golpista, que se passa pela pessoa e, normalmente, pede dinheiro emprestado aos contatos mais próximos da vítima.

Sobre o golpe do WhatsApp, o Procon Sorocaba ressalta a importância de se estar atento às mensagens e ligações recebidas e habilitar junto ao aplicativo a verificação em duas etapas que impede que outra pessoa clone o número. Para isso, basta clicar em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar