Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< POLÍTICA Começa definição de candidatos à sucessão municipal Partidos têm de 31 de agosto a 16 de setembro para definirem, em convenção, indicação de candidatos a prefeito e à vereança e suas coligações

Publicada em 27/08/2020 às 21:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
(Foto: divulgação)

O novo calendário eleitoral definido pelo Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado), por meio de PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada e promulgada no início de julho, possibilitou, em vista do período de isolamento social por conta da propagação da pandemia de Covid-19, a transferência das eleições municipais deste ano em todo o Brasil de 4 de outubro para 15 de novembro (primeiro turno) e de 55 de outubro para 29 de novembro nas cidades com mais de 200 mil habitantes, como é o caso de Sorocaba, onde houver necessidade da realização de segundo turno para o cargo majoritário (prefeito).

Assim, também por esse novo calendário eleitoral’2020, a partir de segunda-feira próxima, 31 de agosto, até 16 de setembro, está correndo o prazo para os partidos políticos realizarem, então, suas convenções municipais – que podem, inclusive, vir a ser virtuais, pelas normas de segurança estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) -, para a definição de suas coligações e escolha de candidatos a vereador e a prefeito, no caso daqueles que optarem por postulante próprio à chefia do Executivo. Assim como sorteio dos números dos candidatos a vereador e aprovação dos limites de gastos para as eleições majoritárias (no caso de haver postulante à sucessão da prefeita Jaqueline Coutinho, PSL) e proporcionais (vereança).

Em Sorocaba, já nesta quinta-feira (27) muitas agremiações partidárias, seguindo as normas vigentes, já começaram a publicar, pelos seus diretórios ou comissões provisórias municipais, os editais de convocação de seus filiados para a efetivação de suas convenções. O Democratas (DEM), partido do prefeito cassado José Antônio Caldini Crespo, por exemplo, realiza sua convenção municipal no dia 12 de setembro, sábado, das 9h30 às 11h30, no bairro do Trujillo, à avenida Dr. Armando Salles de Oliveira, 60, como informa o presidente de seu diretório local, Alexandre Hugo de Morais.

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Liberal (PL) realizam suas convenções logo no primeiro sábado de setembro, dia 5, ambos no auditório da sede do Partido Republicanos, localizada à rua 7 de Setembro, 903, no Centro – o primeiro das 9 às 11, o segundo das 11h30 às 13h30 e o terceiro das 14 às 16 horas -, as três convocadas por suas respectivas comissões executivas municipais provisórias, presididas a do PL pelo ex-vereador Gervino Cláudio Gonçalves, o Cláudio do Sorocaba 1; a do PSD por Fernando Martins da Costa Neto e a do PRTB por João Alberto Corrêa Maia. Já a convenção do Republicanos, que tem com virtual candidato a prefeito o vereador Rodrigo Manga, está marcada para o feriado nacional de 7 de setembro, segunda-feira, das 19 às

21h30, em dependências da Cidade Universitária da Uniso (Universidade de Sorocaba), no km 92,5 da Rodovia Raposo Tavares. É presidente da comissão executiva municipal provisória do PR na cidade e assina o edital de convocação da convenção Sirlange Rodrigues Frate Maganhato.

Já o Partido Progressista, que bastante provavelmente deverá apoiar a candidatura do vereador Rodrigo Manga à Prefeitura de Sorocaba pelo PR, assim como PRTB, PSD e PL, fará sua convenção municipal no dia 6, domingo, das 9 às 11 horas, igualmente no auditório da sede do Partido Republicanos, à rua 7 de Setembro. Preside a Comissão Executiva Provisória do PP em Sorocaba Octávio Neiva Christofano.

PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PTC (Partido Trabalhista Cristão) também já estão com convenções agendadas, ambos igualmente com coligações em torno da candidatura a prefeito do vereador Rodrigo Manga.

REGISTRO DE CANDIDATURAS E PROPAGANDA GRATUITA - O prazo de registro de candidaturas vai até 26 de setembro. A propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão começa no dia 27 de setembro e vai até 12 de novembro, dois dias antes das eleições (primeiro turno).

Colégio eleitoral terá quase 500 mil votantes

Estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano em Sorocaba, segundo a Justiça Eleitoral, 485.962 cidadãos, quase 30 mil eleitores a mais que o colégio eleitoral de 2016 que sufragou a dobradinha José Antônio Caldini Crespo/Jaqueline Coutinho à Prefeitura local na disputa majoritária, na sucessão do então prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB). Ou, em números absolutos, 6,02% maior do que no pleito municipal de 2016, quando 458.334 eleitores estavam em condições de votar na cidade. O aumento representa 27.628 eleitores a mais.

Os homens somam 228.318, ou seja, 46,98% do eleitorado sorocabano apto a votar nos dias 15 e 29 de novembro e as mulheres, exatas 257.642 (53,02%).

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar