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<< ECONOMIA Efeitos negativos da Covid-19 impactaram 44% das empresas Para 27% os efeitos das medidas de isolamento foram positivos

Publicada em 18/08/2020 às 22:13
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Na primeira quinzena de julho, 44,8% das 2,8 milhões de empresas brasileiras perceberam efeitos negativos da pandemia da Covid-19. O efeito foi pequeno ou inexistente para 28,2% e para 27% os efeitos das medidas de isolamento social foram positivos.
 
Os dados são do terceiro ciclo da Pesquisa Pulso Empresa, divulgada nesta terça-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As empresas mais afetadas são as pequenas, que têm até 49 funcionários e respondem a 2,7 milhões do total pesquisado. Nesta faixa, 44,9% sofreram impacto negativo.
 
Nas médias, que têm entre 50 e 499 funcionários, o impacto negativo foi sentido por 39,1% e entre as grandes o percentual ficou em 39,2%. Já o impacto positivo foi sentido por 27% das pequenas empresas, 23,4% das médias e 25,3% das de grande porte. Segundo o coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas do IBGE, Flávio Magheli, os efeitos negativos da pandemia permanecem, mas houve melhora. “A diferença para as quinzenas anteriores é a maior incidência de empresas que relataram efeitos pequenos ou inexistentes (28,2%) e as que relataram efeitos positivos (27%).”
 
O setor de serviços foi o mais impactado no período pesquisado, com 47% das 1,2 milhão de empresas relatando efeitos negativos, com destaque para os serviços prestados às famílias (55,5%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (48,3%). No setor do comércio os efeitos negativos atingiram 44% de 1,1 milhão de empresas, com maior impacto no comércio de veículos, peças e motocicletas (52,4%). Magheli destaca que a reabertura dos setores econômicos refletiu-se como uma melhora na percepção das empresas de serviços, que estava com impacto negativo em 65,5% na quinzena anterior, e do comércio, que atingiu 64,1% na última quinzena de junho.

 

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