Quinta-Feira, 6 de Agosto de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Técnicos da Sema ministrarão palestras sobre abelhas em curso de férias da UFSCar Sorocaba

Publicada em 14/07/2020 às 01:22
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A convite do Centro Acadêmico do curso de Biologia da UFSCar Sorocaba, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) vão ministrar palestras no curso de férias on-line “Educação Ambiental e as Abelhas”. O primeiro encontro virtual será na próxima quinta-feira (16), às 16h, com o tema Educação Ambiental – Aspectos Gerais, ministrado pela educadora ambiental do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Peônia Pereira, que é bióloga e Mestre em Ciências Ambientais. Todas as vagas disponibilizadas já foram preenchidas.
 
O curso visa tratar sobre as abelhas e o que os cidadãos e profissionais da área podem fazer para colaborar com a conservação das abelhas, minimizando os impactos ambientais que elas vem sofrendo nos últimos anos. Esses insetos são de extrema importância para os ecossistemas, pois são grandes polinizadoras e mantêm a sobrevivência de muitas plantas no Planeta Terra.
 
Peônia Pereira dará aos participantes um panorama da educação ambiental, conceitos, dicas de atividades que podem ser feitas para tratar o tema e abordar um pouco sobre os animais que normalmente as pessoas têm medo, como cobra, tubarão e onça, fazendo um paralelo com as abelhas.
 
No dia 23 de julho, o tema tratado será “Fenômeno de declínio das populações de abelhas”, com a Dra. Hellen Soares Lima, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas (NUPECA) da UFSCar Sorocaba. No dia 30, será a vez da Dra. Claudia Inês, também pesquisadora do NUPECA, que vai falar sobre “Plantas nativas visitadas por polinizadores”.
 
Para encerrar, no dia 6 de agosto, o técnico da Sema José Carmelo de Freitas Júnior vai falar sobre “O que eu, como cidadão, posso fazer para proteger as abelhas?” e ainda vai ensinar como fazer um meliponário. Mais informações podem ser obtidas na página do Centro Acadêmico do curso de Biologia da UFSCar Sorocaba: https://www.facebook.com/CABioLoboGuara/.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar