Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020

Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
Sorocaba 

buscar

<< Mais de 16 mil certidões foram emitidas pelo “Certidão Web” em janeiro de 2020

Publicada em 14/02/2020 às 18:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR
O ano acabou de começar e mais de 16 mil certidões já foram emitidas através da ferramenta virtual “Certidão Web”, disponibilizada pela Prefeitura de Sorocaba. Durante todo o ano de 2019, foram emitidas cerca de 138.900 certidões, com uma média de 11.600 certidões por mês. A ferramenta foi inaugurada em 16 de fevereiro de 2018 e está perto de completar dois anos em funcionamento.
 
Através da “Certidão Web” é possível emitir Certidões Imobiliárias (Certidão de Valor Venal e Certidão Negativa Imobiliária) e Certidões Mobiliárias (Certidão Inscrito Ativo; Certidão Inscrito Cancelado e Certidão Negativa Mobiliária). Há previsão de disponibilizar no exercício de 2020 a opção de emitir a Certidão Positiva com Efeito de Negativa, tanto Imobiliária quanto Mobiliária.
 
As certidões emitidas através da ferramenta tem validade de 60 dias e podem ser impressas sem custo algum. Ao clicar na opção “Validar Certidões” através do link <http://www.portalsiat.sorocaba.sp.gov.br> é possível comprovar a autenticidade dos documentos. As certidões mais emitidas no ano de 2019 foram as Certidões Imobiliárias de Valor Venal, com um total de 74.813 documentos impressos durante o ano. 
 
No ano de 2018, quando a ferramenta foi implantada, 82% das certidões foram emitidas online. Já em 2019, de todas as certidões emitidas, 86% delas foram através do “Certidão Web”, exaltando, assim, sua eficácia e praticidade, permitindo que o cidadão emita seus documentos com comodidade. Quando o atendimento é feito presencialmente nas Casas do Cidadão é cobrada uma taxa de R$ 19,42 a partir de 2 certidões impressas com o mesmo número de CPF. 
 
Para emitir certidões online basta acessar ao site da Prefeitura de Sorocaba (http://www.sorocaba.sp.gov.br/) e seguir clicando nas seguintes opções: Empresas > Finanças > Certidão Web > Acesse aqui > Certidão. Em seguida selecione o tipo de certidão que você deseja emitir e preencha os campos solicitados com as informações necessárias.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar