Domingo, 17 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< SOROCABA Interrupção programada de água começa na quarta Em sistema de rodízio, corte será das 17 às 6 horas do dia seguinte

Publicada em 04/11/2019 às 22:15
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Detalhes da medida foram apresentados em coletiva de imprensa (Foto: Divulgação)
O processo de interrupção programada no abastecimento de água em Sorocaba começa nesta quarta-feira (6). O corte será das 17 às 6 horas do dia seguinte e funcionará em sistema de rodízio, em ciclos de quatro dias, atingindo todas as regiões da cidade. 
 
A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (4), durante entrevista coletiva da prefeita, Jaqueline Coutinho, e do diretor-geral do Saae, Mauri Pongitor. 
 
As causas da medida são falta de chuvas consistentes na cidade, que já dura mais de três meses; a situação dos mananciais que abastecem a cidade de água bruta, pois Ipaneminha está praticamente esgotado e os outros dois, Ferraz e Castelinho, em situação dramática; e consumo excessivo pela população, por conta do forte calor registrado na cidade nas últimas semanas. 
 
De acordo com Pongitor, que apresentou números que revelam a situação crítica dos índices de chuvas registrados no município nos últimos quatro meses, nesta segunda-feira, completaram-se 123 dias desde a última chuva significativa na cidade, ocorrida no dia 4 de julho. 
 
De maio a outubro deste ano, choveu 66% (258,3mm) da média histórica para o período, que é de 393,1mm. No ano passado, no mesmo período, choveu o equivalente a 95% da média histórica, ou 373,9mm. 
 
Os dados apresentados pelo Saae têm por base o monitoramento realizado pelo Somar Meteorologia, que revela, ainda, que os meses mais críticos em termos de chuvas foram agosto e o recém-terminado outubro. Agosto teve 3,7mm de chuvas, contra uma média histórica de 31,9 e outubro, apenas 12,2mm enquanto a média histórica para o mês é de 100,6mm.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar