Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Obras do BRT vão manter as ciclovias

Publicada em 18/09/2019 às 19:29
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Durante as obras de implantação do projeto BRT (Bus Rapid Transit) em Sorocaba, uma das principais dúvidas da população tem sido saber como ficará o sistema de ciclovias da cidade nos trechos em que estão ocorrendo as intervenções. A concessionária informa, porém, que as ciclovias permanecerão com a mesma extensão de antes. “Onde forem removidas temporariamente em função das obras, serão reconstruídas”, acrescenta informação do BRT.

A bicicleta se tornou a preferência de muita gente em diversas cidades no tocante à mobilidade urbana e, em Sorocaba, sua extensa rede cicloviária com 127 quilômetros é um verdadeiro convite para pedalar. “Muitos estudos apontam que a bicicleta complementa o transporte de ônibus no primeiro quilômetro do trajeto ou no último trecho. Assim, o BRT espera que os ciclistas cheguem aos seus destinos tendo a possibilidade de utilizar as ciclovias e os ônibus como meios de mobilidade”, destaca o diretor de Engenharia do BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, explicando que falar em mobilidade urbana também é se preocupar com os deslocamentos de bicicleta, “um meio de transporte sustentável e acessível”. “A ciclovia faz parte da identidade da cidade e, nos trechos em que sofreu alguma intervenção, ela voltará a ter o seu funcionamento reestabelecido e a população terá esse equipamento urbano novamente. Um sistema de mobilidade eficiente integra e favorece o uso das bicicletas”, esclarece Massariol.

De acordo com dados da ONG Transporte Ativo, entre as principais finalidades que motivam os ciclistas a saírem de casa de bike são os deslocamentos para o trabalho (91,7%), para lazer (69,2%) e para irem às compras (33,8%). “Os sorocabanos voltarão a usufruir das ciclovias, tendo a possibilidade de se locomover até as estações do BRT, os comércios e as ruas com tranquilidade e segurança em vias sinalizadas e que ampliarão a mobilidade e acesso à cidade no dia-dia”, finaliza o diretor de Engenharia do BRT.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar