Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Autoridades sanitárias orientam quem deve se vacinar

Publicada em 03/09/2019 às 19:54
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O município de Sorocaba registrou 24 casos de sarampo na noite desta segunda-feira (2). A informação foi divulgada ontem através do Boletim Epidemiológico semanal emitido pela Vigilância em Saúde da Prefeitura. Devido ao momento atual da doença, a Secretaria Municipal da Saúde, de sua parte, continua reforçando as orientações de vacinação para quem realmente necessita da vacina.

 
Desde o dia 12 de agosto, o Município realiza a vacinação de sarampo em crianças entre seis e onze meses de idade nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) locais. A nova medida acontece em decorrência de orientação do Governo do Estado de que as crianças vacinadas entre 6 e 11 meses de idade deverão ser também imunizadas novamente com a vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) quando completarem um ano. Aos 15 meses, deverá ser feita a vacinação da Tetraviral (SCR-Varicela). O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de 1 ano de idade e a dose da vacina SCR, aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias.
Além desse novo público, o esquema vacinal contempla pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias) e pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose). Cidadãos com 60 anos ou mais não precisam ser vacinados, pois essas pessoas já podem ter entrado em contato com o vírus e, por isso, estão imunes ao sarampo. Aos indivíduos que não tiverem como comprovar que receberam vacinas recomenda-se, conforme calendário de vacinação, comparecer às UBSs para atualização de todas as vacinas, inclusive a de sarampo.
 
A vacina do sarampo está disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar