Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Sinfônica terá solo de Theremin

Publicada em 20/08/2019 às 19:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba, sob a regência do maestro Eduardo Ostergren, faz nesta quinta-feira (22) e no domingo (25), às 20 e 19 horas respectivamente, seus concertos mensais de agosto na Sala Fundec. O especial destes concertos será a participação do músico Gilmar de Campos, que fará um solo na peça “Summertime”, de George Gershwin, com o theremin. O theremin é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico. O nome vem da versão ocidental do nome do seu inventor, o russo Léon Theremin, que patenteou seu dispositivo em 1928. O instrumento usa o princípio do heteródino (processo pelo qual se misturam duas frequências, uma recebida pela antena e outra produzida pelo oscilador, para obter-se uma terceira) para gerar um sinal de áudio. O circuito responsável pela frequência inclui dois osciladores de rádio e é controlado através de duas antenas de metal. O músico se posiciona em frente ao instrumento e move suas mãos perto das antenas de metal. A distância entre uma das antenas determina a frequência e, entre a outra, controla a amplitude (volume).

Além do solo, será apresentada uma valsa´paulista, Danças Eslavas e algumas orquestrações de jazz, como “The Shadow Of Your Smile”, “I’ve got you Under my Skin”, “I Got Rhythm”, “An American in Paris” e “New York, New York”, entre outras obras.

 

SERVIÇO – Os ingressos para os concertos deste mês da Orquestra Sinfônica de Sorocaba custam R$ 20,00, inteira, e R$ 10,00, meia, e para o espetáculo de amanhã (22) poderão ser adquiridos nesta quarta-feira (21), das 8h30 às 18 horas, e no dia do evento a partir das 8h30, na própria Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Para domingo, dia 25, a venda dos ingressos será realizada sexta-feira (23), das 8h30 às 18 horas, e no dia do evento, com 1 hora de antecedência. Para o projeto “Amigos da Fundec”, as reservas podem ser feitas através de contato para o telefone (15)3233.2220.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar