Sexta-Feira, 6 de Dezembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< SOROCABA Zona Sul recebe pronto Reservatório de Detenção de Cheias Água Vermelha Parque dos Estados também é inaugurado, com a urbanização do entorno das duas bacias de contenção que, interligadas, formam a nova área de contemplação e lazer

Publicada em 14/08/2019 às 18:13
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
As comemorações alusivas ao 365º aniversário de fundação de Sorocaba no feriado municipal desta quinta-feira, 15 de agosto, têm como um dos pontos altos a entrega oficial, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da segunda e última etapa das obras de implantação do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Córrego ‘Água Vermelha’ na Zona Sul da cidade, no cruzamento da avenida Marechal Dutra com  rua Manaus, no Jardim Paulistano, às 14 horas. Haverá no local, oficializando também a inauguração do Parque dos Estados, implantado ali com a urbanização do entorno das duas bacias de contenção que, interligadas, formam a nova área de contemplação e lazer, exposição de animais empalhados promovida pela Secretaria de Meio Ambiente Parques e Jardins da Prefeitura, feira de adoção de animais e doação de mudas para a população, a partir das 13 horas. 
 
A segunda bacia de contenção, que objetiva acabar de vez com as constantes enchentes registradas na região quando da ocorrência de chuvas mais fortes e volumosas, está numa área de 29.900 metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairú, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, com capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água. Já a primeira bacia, tem 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Abraham Lincoln e rua Padre José Carlos Simões. As duas bacias compreendem uma área total de 42.650 metros quadrados, abrangendo cinco bairros: Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador. 
 
A construção do RDC é, aliás, um dos maiores investimentos para a prevenção de alagamentos na cidade. “Esta é uma obra imprescindível para deter os alagamentos naquela região. Os moradores sofreram décadas com o problema e já percebem a diferença com a entrega do RDC”, comemora o novo diretor-geral do Saae, Mauri Pongitor, com o diretor operacional de esgoto e drenagem da Autarquia, Rodolfo Barboza, explicando que o novo sistema consiste, basicamente, no armazenamento das águas de chuva pelas duas bacias por um determinado período, até que elas atinjam o seu volume máximo de contenção, quando, então, tem início o escoamento gradativo das águas por um sistema de extravasão, permitindo minimizar as ocorrências de transbordamento do córrego Água Vermelha e, consequentemente, eliminando os pontos de alagamentos de vias, as interdições do tráfego de veículos e demais ocorrências verificadas em situações como essa. Segundo ele, para que a obra fosse concluída foram necessárias adequações no entorno da bacia. 
 
PARQUE DOS ESTADOS - A obra total da RDC Água Vermelha com a urbanização no entorno das duas bacias de contenção, interligadas, conta também, assim, com a implantação de ciclovia, pista de caminhada, playground e academia ao ar livre, formando o Parque dos Estados.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar