Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Sorocaba realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela neste sábado Vacinação ocorrerá em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 17h

Publicada em 27/06/2019 às 12:24
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove neste sábado (29) o ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Laranjeiras, Fiori, Sorocaba I, Cerrado, Éden e São Bento. A ação faz parte da orientação da Secretaria de Estado da Saúde que visa aumentar a cobertura vacinal em todo o território paulista.
 
De acordo com a SES, as seis UBSs escolhidas para realizar a vacinação faz parte da estratégia para evitar desperdícios de doses e centralizar a aplicação em diferentes regiões da cidade à população. A vacina aplicada em Sorocaba é a dose plena que tem validade para a vida toda.
 
A vacina está contraindicada para as gestantes, devido ao possível risco de infecção do feto pelo vírus vacinal, salvo em situações de alto risco de exposição. A vacinação em gestantes deverá ser analisada caso a caso. A vacinação poderá ser considerada, por exemplo, para as gestantes que residem em local onde foi encontrado macaco morto com febre amarela.
 
As mães que estejam amamentando crianças com até seis meses de idade não devem se vacinar, pelo risco de transmissão do vírus vacinal. Caso a vacinação seja imprescindível, a amamentação deverá ser suspensa por no mínimo 15 dias após a vacinação. A mãe deverá ser orientada, sobre os procedimentos para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação para propiciar o aleitamento neste período. Crianças menores de 9 meses não devem ser imunizadas.
 
As pessoas com história de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas após ingestão de ovo não devem se vacinar: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque nas primeiras duas horas. Pessoas com câncer e indivíduos que passaram por transplante também não devem ser imunizadas. Todos com deficiência no sistema imune também devem consultar um médico antes de se vacinar.
 
Os endereços das seis UBSs podem ser conferidos por meio do link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/ .
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar