Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Toyota encerra terceiro turno e demite 500 funcionários

Publicada em 19/06/2019 às 10:46
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)

A empresa Toyota está demitindo, ao longo desta semana, 400 funcionários na sede de automóveis de Sorocaba e mais 100 da fábrica de motores de Porto Feliz. Com isso, segundo informações da empresa, será encerrado o terceiro turno nas duas plantas. A empresta tinha, antes das demissões em massa, 2.800 funcionários em Sorocaba.

As demissões começaram a acontecer na segunda-feira (17). O principal motivo seria a crise econômica argentina, que enfraqueceu as exportações do carro Etios, que era produzido pelo turno encerrado.

A Toyota havia anunciado demissões no final de maio. A informação da empresa, confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, era de que seriam demitidos entre 340 e 350 funcionários. Abriu um Plano de Demissão Voluntária (PDV) e apresentou uma proposta para os próximos três anos com a redução de uma série de benefícios dos trabalhadores, considerado bastante severo. O PLR (Participação nos Lucros e Resultado) da empresa é de R$ 16 mil e a era reduzi-lo em 10%. Na proposta consta zerar o aumento real de salários de 2019 a 2021; reajuste zero de salário em 2019; redução do adicional noturno; a implantação da coparticipação da assistência médica, entre outros itens.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar