Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< Camarim estreia ‘Gaveta do Corpo’ no Municipal

Publicada em 26/04/2019 às 07:56
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A Camarim Cia de Teatro, dirigida por Hamilton Sbrana, estreia nesta sexta-feira (26), às 20 horas, o espetáculo “Gavetas do Corpo”, no palco do Teatro Municipal, no Parque da Boa Vista. A montagem desenvolve-se na estética contemporânea a partir das linguagens do Teatro Físico e do Teatro de Formas Animadas, como explica Sbrana “uma dramaturgia cênica que articula o tema sobre o corpo do ser humano e sua relação com o mundo, na intenção de desengavetar o que está coberto pela exterioridade física que não permite perceber nele tudo o que está guardado”. 
O espetáculo revela em cena a abertura de gavetas internas dos três artistas, dando visibilidade a uma vida interior repleta de memórias, segredos, esperanças, sonhos, medos, alegrias e tristezas. Com o tema ‘o corpo no mundo e o mundo no corpo’, a montagem propõe refletir a corporeidade humana na atualidade e as influências que sofre das normas sociais na construção da subjetividade do indivíduo. Os integrantes da Cia – além de Hamilton Sbrana, Maria Helena Barbosa e Júlio Scandolo - partiram de questões que permeiam os seus mundos particulares para ponderar o universal em cada um, tendo como base as obras de Michel Foucault, entre outros autores que retratam sistemas de poder que se impõem sobre o corpo.
 
PROJETOS PREMIADOS - A Camarim Cia de Teatro, nos seus dezoito anos de existência vem desenvolvendo um fazer teatral e se dedicando ao estudo e pesquisa do teatro contemporâneo na linguagem do Teatro Físico e Formas Animadas. Recentemente, esta montagem foi contemplada pelo Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo, cujo patrono é o sorocabano Ademar Guerra, pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) do município de Sorocaba e pelo Projeto Incubadora, do Sesc local. 
O projeto contemplado pela Linc Sorocaba ofereceu duas oficinas gratuitas que aconteceram nos meses de março e abril, sendo uma oficina de Composição Vocal, com a fonoaudióloga especializada em voz de ator Karen Souza, e a outra a oficina de Carlos Simioni, integrante do Grupo Lume, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que trabalha a presença do ator no palco. Em junho, acontecerá a Oficina de Formas Animadas, sendo que o grupo, a partir de maio, fará temporadas no espaço da Trupé, na rua Dr. Nogueira Martins; no Teatro ‘Mário Pérsico’, na rua da Penha; no Espaço Du’Arts, no Jardim Maria Eugênia, na Zona Norte, e no próprio Teatro Camarim/Casa do Ator, no Jardim Prestes de Barros, na Zona Leste. Em julho, foi convidado a participar do projeto ‘Coletivações’, do Sesc Sorocaba, onde abrirá ao público seus métodos e processos.
 
SERVIÇO - A estreia esta noite no Teatro Municipal terá uma plateia limitada a 60 lugares, com ingressos gratuitos ao público retirados na bilheteria do Teatro 1 hora antes. Faixa etária recomendada acima de 14 anos.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar