Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Maria Fumaça será atração neste sábado Viagem experimental faz parte das comemorações de 54 anos de instalação do município de Votorantim

Publicada em 28/03/2019 às 00:15
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Patrimônio histórico de Sorocaba, a Locomotiva 58 foi construída em 1891 (Foto: Divulgação)

A Locomotiva 58 fará neste sábado (30), às 9h30, uma nova viagem experimental, como parte das comemorações de 54 anos de instalação do município de Votorantim (27 de março).

O passeio terá saída da Estação Paula Souza, localizada na Rua Doutor Paula Souza, no Centro de Sorocaba, e seguirá até a Avenida Luiz do Patrocino Fernandes, em Votorantim, e contará com a participação de autoridades das duas cidades.

A iniciativa faz parte do projeto de implantação do Trem Turístico, que ligará Sorocaba a Votorantim, com o objetivo de manter viva a memória ferroviária e preservar o bem histórico mantendo-a em perfeitas condições de funcionamento. O passeio terá seis quilômetros de extensão.

Patrimônio histórico de Sorocaba, a Locomotiva 58 foi construída em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, e permaneceu em atividades até os anos 1960. Em seguida passou a ser exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado no interior do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Após quatro anos sem manutenção periódica, a Locomotiva 58 voltou à ativa no aniversário de 363 anos de Sorocaba, em 2017.

De acordo com a Secretaria da Cultura, as viagens técnicas experimentais tiveram início em 2017. A primeira ocorreu no dia 15 de agosto, no aniversário de 363 anos de Sorocaba, quando a locomotiva trafegou um percurso de um quilômetro pela antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), entre a Estação Paula Souza e a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência. A segunda ocorreu no aniversário de 54 anos de emancipação de Votorantim, em dezembro, quando a locomotiva fez o trajeto de seis quilômetros, com início na Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba, e chegada na avenida Luís do Patrocínio Fernandes.

Em 2018, no aniversário de Sorocaba, a maria-fumaça realizou nova viagem e trafegou da Estação Paula Souza até a antiga fábrica Santa Maria, o equivalente a 1 km pela estrada de ferro. Também no segundo semestre de 2018, foram realizados em torno de 50 viagens experimentais de um quilômetro, abertas ao público, entre a Estação Paula Souza até a antiga Fábrica Santa Maria.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar