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Diário de Sorocaba

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<< Obras de remoção de interferências do BRT seguem até abril

Publicada em 28/01/2019 às 19:49
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Lançadas em setembro de 2018, a Prefeitura estima que as obras de interferências para a implantação do BRT, apontado como fator determinante para a melhoria na fluidez do trânsito em Sorocaba, prossigam até abril, para quando está previsto o início das obras de construção dos pontos de parada, estações e pavimento rígido da avenida Itavuvu. Paralelamente, todos os projetos executivos dos corredores BRT (Itavuvu, Ipanema e Oeste) e dos corredores estruturais (Leste, Sul, Aproximação Norte – Binário, ligação General Osório e Área Central) já foram entregues pelo Consórcio BRT, validados pela Certificadora de Obras e entregues à Caixa Econômica Federal.
Em 22 de setembro do ano passado, iniciaram-se os cadastros complementares, as remoções e remanejamento de interferências da avenida Itavuvu, inclusive a construção de uma nova adutora na rua Atanásio Soares, com o isolamento das áreas, sinalização e cadastramento de interferências aéreas e subterrâneas. Também foram iniciadas as remoções de interferências de redes aéreas nos futuros locais das estações, inclusive com remoção das redes da CPFL e demais concessionárias e empresas que ocupam os postes. “Um fator complicador, porém, foi que muitos ocupantes dos postes da CPFL não são cadastrados, dificultando a remoção em tempo hábil, visto que a autorização da Anatel para remoção dos cabos dentro do cronograma comunicado para todos os usuários da rede foi adiado”, informou também nesta segunda-feira (28) a Prefeitura, reforçando que todos os serviços de prospecção, cadastros, projetos e remoções de interferências, sejam aéreas ou subterrâneas (adutoras, redes de drenagem, rede de gás, telefonia, etc.), devem ser removidas, remanejadas, protegidas e identificadas antes do início da execução de qualquer outra obra para minimizar o impacto com a população durante sua realização.
Em dezembro, a pedido dos comerciantes da região da avenida Itavuvu, as obras tiveram ainda um intervalo no período de vendas de Natal e fim de ano, para que não prejudicasse as vendas do período. No momento, estão em andamento as obras de remanejamento das interferências do Corredor Itavuvu (rede de energia/CPFL e rede de adutoras de abastecimento/Saae).
 
DESAPROPRIAÇÕES ATRASAM CRONOGRAMA – Por outro lado, o Consórcio BRT informa que já depositou o valor das desapropriações de todos os dez imóveis localizados na avenida São Paulo (Corredor Leste) e a Prefeitura já tem o Termo de Posse de dois deles, estando na iminência de obter os termos de posse dos demais. Existe, porém, uma significativa divergência de valores de desapropriação entre a perícia realizada pela Prefeitura e a perícia judicial para os imóveis que serão desapropriados para a implantação dos terminais São Bento (Corredor Ipanema) e Nova Manchester (Corredor Oeste). A Prefeitura está contestando os valores apresentados pelo perito judicial para a desapropriação desses imóveis.
Como o prazo previsto de 6 meses para as desapropriações dos imóveis não pode ser cumprido, o contrato prevê ajustes no seu cronograma, com a elaboração de um plano entre a Prefeitura e a concessionária para que as metas sejam atingidas o mais rapidamente possível, para possibilitar o início das obras efetivas do BRT o mais breve também.
As licenças ambientais para todo o Sistema BRT – três corredores e três terminais - já foram, contudo, obtidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Parque e Jardins do Município. Para a área onde será implantado o Terminal Vitória Régia (Corredor Itavuvu), foi também publicado decreto que destina parte da área onde está sendo construída a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Vitória Régia para a sua implantação e o Consórcio BRT está tomando as providências para o início das obras de implantação de um novo canteiro de obras da ETA e de seu sistema viário de acesso.
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