Quinta-Feira, 5 de Dezembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Cantata de Natal começa nesta quinta na Praça

Publicada em 12/12/2018 às 18:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A tradicional ‘Cantata de Natal’ de Sorocaba está de volta, este ano realizada no grande palco instalado na praça Cel. Fernando Prestes, no coração da cidade, fazendo parte da programação da segunda edição do projeto “Natal Mágico: Paz na Terra”, realizado pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo Social de Solidariedade do Município, e pela Associação Comercial local. 
 
A estreia da Cantata de Natal’2018 no palco da Praça será às 20h30 desta quinta-feira (13), produzida pela Ferrratini Produções Culturais, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado (ProacICMS) e direção geral do professor e produtor artístico Lúcio Martini. Serão sete apresentações, incluindo a desta noite, repetindo-se nos dias 14 (amanhã), 15 (sábado), 19, 20, 21 e 22 de dezembro, sempre com início às 20h30.
 
‘ODE AO MARCO ZERO’ - O tema da Cantata de Natal de Sorocaba este ano, adianta o maestro Lúcio Martini é o “Marco Zero” da cidade, justamente a praça da Catedral Metropolitana, e conta a história de dona Letícia, uma moradora de um dos prédios da praça central que deseja terminar a montagem da sua gigantesca árvore de Natal antes que suas filhas e netos, que moram no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso, cheguem para a celebração natalina. “O enredo se desenvolve com esta senhora contando a história da cidade para os netos, que ainda não conhecem Sorocaba, através de figuras ilustres e de momentos importantes que ela testemunhou de sua janela”, explica Lúcio Martini.
 
Além do Coral Infantil, composto por 30 crianças que entoarão todas as músicas, e do corpo teatral, composto por 16 atores que conduzirão as cenas, o espetáculo deste ano conta ainda com a participação de um grupo de dança com 15 integrantes, formado exclusivamente para o evento e que entrará em cena em diversos momentos, apresentando as coreografias.
 
“Os preparativos para esta ‘Cantata de Natal’ estão sendo realizados desde junho, com os ensaios do coral e dos grupos de teatro e dança. Neste tempo, também vinham sendo confeccionados os mais de 100 figurinos que serão usados pelo elenco e ainda a criação de cenografia e adereços para que o espetáculo possa oferecer ao público momentos de lazer, cultura, celebração e muita emoção”, acrescenta Lúcio.
 
A equipe técnica da Cantata de Natal’2018, além de Lúcio Martini como diretor artístico e regente do Coral Infantil, conta também, como diretor de produção e execução com Fábio Ferraz; diretora musical e pianista, Luciane Nagy Cação; coreógrafa, Telma Tessila; diretor cênico e dramaturgo, Hamilton Sbrana; arranjos musicais, maestro Evandro Rodrigues; e gravações e trilhas, Júlio César Paz Júnior, do JPC Estúdio. Os mesmos profissionais renomados e experientes nas suas áreas e também na realização de outras edições do evento, que de 2007 a 2012 foi apresentado na antiga Estação Ferroviária, depois nas janelas do histórico Mosteiro de São Bento e, em 2017, no Jardim Maylasky. 
 
Além de oferecer ótimas condições para a realização do espetáculo, serão colocadas cadeiras em frente ao palco armado na praça Cel. Fernando Prestes, possibilitando acomodar a assistência também, com espaço reservado principalmente para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, “A Praça é também um local de fácil acesso ao público”, conclui Lúcio Martini.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar