Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< EDUCAÇÃO Escolas Municipais recebem revitalização de salas de leitura

Publicada em 05/12/2018 às 13:20
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: SECOM)
Com o crescimento tecnológico de diversas mídias, a geração atual diminuiu a prática de leitura. A fim de resgatar e fomentar este exercício educativo entre as crianças, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação e a Universidade de Sorocaba (Uniso) revitalizaram as salas de leitura das escolas municipais “Prof. Ney Oliveira Fogaça”, na Vila Barão, e “Renice Seraphim”, no Carandá. As inaugurações ocorreram no dia 29 de novembro e dia 1 de dezembro, respectivamente.
A revitalização integra o projeto “Biblioteca dos Sonhos” e tem como objetivo criar espaços de leituras em escolas públicas, visando oferecer maior acesso à leitura e incentivar novos leitores. O secretário da Educação, André J. Gomes, explica que o projeto é extremamente salutar para o crescimento intelectual dos futuros cidadãos de Sorocaba. “Projetos como este são absolutamente transformadores. Esperamos que nossa cidade amplie cada vez mais sua posição no cenário nacional de leitura entre as nossas crianças”, disse.
As salas de leitura contam com amplo espaço de acomodação e uma linda decoração com puffs, tapetes, almofadas e poltronas confortáveis. A gestora de desenvolvimento educacional, Leila Regina Chinelatto, explica que a sala é fundamental para a aprendizagem das crianças. “Este projeto, que contou com o engajamento de toda equipe escolar, traz enormes contribuições para o desenvolvimento do comportamento leitor de nossos estudantes incentivando a serem mais críticos”, disse. “A responsabilidade da formação do leitor não é de um só educador, mas de toda comunidade escolar”, pontua.
Os estudantes de Pedagogia da Uniso possuem ampla participação na execução do projeto. São realizados trabalhos como confecção de objetos, doação de material e organização do espaço. As orientações são feitas pela professora Ana Paula Germano. Além da revitalização das salas, todos os semestres também são realizadas diversas ações de arrecadação de livros infantis, gibis e fantoches. A sala de leitura da escola “Prof. Ney Oliveira Fogaça” recebeu o nome de “Rubia Mara de Jesus”, em homenagem a ex-funcionária da unidade que faleceu ano passado.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar