Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Onça-pintada do zoológico de Sorocaba ganha o nome de Phantera

Publicada em 29/11/2018 às 17:49
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Com 233 votos, o macho de onça-pintada do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganhou o nome de Phantera. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (29), com a presença de mais de 100 pessoas, que ainda puderam conferir a entrega de um “presente” especial oferecido às onças: abóbora recheada com carne.
 
A campanha promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), teve um total de 574 votos. O segundo nome mais votado pela população foi Araquém, com 229, e em terceiro, Jaguapitã, com 112. “A nossa atividade de Educação Ambiental teve como objetivo comemorar o Dia Nacional da Onça-Pintada, celebrado hoje, e sensibilizar as pessoas sobre a espécie”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.
 
A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive. As três opções do nome possuíam relação com a espécie. Panthera é parte do nome científico da espécie, que é Panthera onca. Araquém faz referência ao nome do fotógrafo da natureza Araquém Alcântara, que publicou em 2017 um livro com as fotos de onça-pintada que tirou durante mais de 30 anos de carreira. Já Jaguapitã significa “onça-pintada” no idioma tupi-guarani.
 
Também participou da ação um grupo da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac) com duas pessoas com deficiência visual. Eles ouviram a explicação sobre a onça-pintada e a divulgação do nome vencedor e depois foram ao Museu de Zoologia, onde eles puderam tocar na onça taxidermizada e em outros animais do acervo.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar