Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA ‘Quebra-Nozes’, conto natalino do século XIX, inspira decoração de 2018

Publicada em 13/11/2018 às 13:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)

Com preparação adiantada, o já tradicional e grandioso espetáculo de luz do “Natal Iluminado”, que toma conta nesta época do ano das instalações da Comunidade do Céu Sagrado, no Alto da Boa Vista, terá como inspiração neste 2018 o conto “Quebra-Nozes” e tem sua abertura programada para o dia 25 deste mês, o último domingo de novembro. Este ano, antecipam os organizadores, serão 4.5 milhões de lâmpadas e o tema levará os visitantes, assim, ao reino encantado do “Quebra-Nozes”, um conto de Natal do século XIX da Europa oriental recheado de aventura e fantasia.

Os visitantes encontrarão no local o presépio, que retrata a simplicidade do nascimento do Menino Jesus “e que verdadeiramente é a luz que mais brilha no coração daqueles que creem”, como destaca o líder espiritual do Céu Sagrado, Luciano Dini, informando que para materializar essa luz mandou, inclusive, construir uma imagem de Cristo com 10 metros de altura que ficará no lago e que terá ainda inúmeros corações iluminados.

Outro ponto muito visitado no local é a casa do Papai Noel, que terá também nesta edição o soldado “Quebra-Nozes” fazendo a guarda do recinto. A Bailarina, peça fundamental da história, também estará presente na decoração natalina. “Fadas e duendes seguem encantando as noites do reino da fantasia”, acrescenta Dini.

Outro destaque e símbolo do evento é a árvore de Natal, que será decorada com o tema “Quebra-Nozes” igualmente.

“Quebra-Nozes”, na realidade, é um espetáculo de ballet, criado pelo compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky, no século XIX, na Rússia. A história se passa durante a festividade natalina na casa de Clara, uma menina cheia de sonhos e que ganha de presente do padrinho um quebra-nozes, que deixa a garota encantada. O boneco traja uniforme de soldado e chama a atenção de Fritz, seu irmão. O menino tira o brinquedo da irmã e o quebra, deixando Clara desolada.

Ao dormir, Clara acorda num mundo encantado e percebe que seu Quebra-Nozes, agora, adquiriu vida própria e a protege de ataques de ratos gigantes. A história tem muita aventura, magia e esperança!

‘O NATAL ILUMINADO’ - Idealizador dessas noites de luz, amor e magia em Sorocaba no período natalino, Luciano Dini emociona-se, aliás, ao relembrar que nesses14 anos de “Natal Iluminado” presenciou a alegria de centenas de famílias, “vendo em suas faces o amor e a fé em Jesus Cristo”. Um trabalho árduo que começa meses antes, quando muitos ajudam de forma voluntária “porque o objetivo é um só, levar esperança de dias melhores. É mostrar que o Natal é a luz de Jesus Cristo viva e pulsante dentro dos nossos corações”. “São dias de muita felicidade para todos nós.  É isso que Deus quer para seus filhos, que sejamos felizes”, conjectura Luciano Dini.

A entrada para o espetáculo “Natal Iluminado” é 1 quilo de alimento não perecível por pessoa, exceto sal e açúcar, ou 1 litro de leite. Crianças até 12 anos não precisam doar. No ano passado, foram arrecadadas 58 toneladas de alimentos que foram entregues para 46 entidades assistenciais da cidade e da região, entre elas o GPACI, Casa do Menor, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Vila dos velhinhos e Lar-Escola “Monteiro Lobato”. Segundo Luciano Dini, são quase 10 mil pessoas por noite visitando o local. “Se cada um trouxer 1 quilo de alimento, será possível abastecer por meses as entidades”, rejubila-se.

O “Natal Iluminado” recebe visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo e muitas excursões também vêm conhecer o evento, que faz parte oficial do calendário turístico do Município.

SERVIÇO - O ‘Natal Iluminado’2018’ começará dia 25 de novembro, domingo, e prossegue até 5 de janeiro de 2019, sempre das 19 às 22 horas. Não abrirá nos dias 24 e 31 de dezembro, nem em dias de chuva. No local, serão vendidos salgados, doces e refrigerantes. Toda renda será revertida para a manutenção do evento, que não possui nenhum patrocínio.

Com total acessibilidade inclusive, o Céu Sagrado fica na rua Paulo Varchavtchik, 1.805 - Alto da Boa Vista.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar