Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Defesa Civil atua na preparação constante contra desastres climáticos

Publicada em 23/10/2018 às 19:24
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Secom)
A Defesa Civil, órgão ligado a Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), da Prefeitura de Sorocaba, muitas vezes não tem o reconhecimento merecido. Mais conhecida por seu trabalho de ação e pós-ação em casos de desastres naturais ou não, a população acaba não sabendo de outras ações pela qual a instituição é responsável.
 
Recentemente a Defesa Civil de Sorocaba lançou um Plano de Contingência de Defesa Civil (PLANCON), para deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos do município. O Plano estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências nos desastres.
 
Outro ponto de destaque é a elaboração anual do Plano Verão, que visa orientar as pessoas com os cuidados nessa estação do ano que atrai muitas pancadas de chuva e causam deslizamentos e/ou enchentes.
 
Os planos são desenvolvido a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres.
 
O coordenador da Defesa Civil em Sorocaba, Alexandre Lima, explica que é um trabalho que demanda uma ação coletiva dos profissionais que integram a equipe de defesa . “É um trabalho de prevenção, ação e pós-ação durante uma situação de risco como enchentes, deslizamentos, catástrofes etc, devemos sempre estarmos preparados para qualquer situação”, comenta Alexandre.
 
As ações durante algum ocorrido se dão no auxílio a outros órgãos como os bombeiros, polícia e outros a socorrerem pessoas que foram atingidas por desastres, dando toda a ajuda necessária e chamando outras instituições que podem ajudar também.
 
Já no pós-desastre, as pessoas que perderam suas casas, são auxiliadas com abrigos e fornecendo alimentos, roupas, cobertores, colchões para que possam ir vivendo até retornarem para suas casas. Além disso, coordena e organiza o recebimento das doações e o trabalho de várias pessoas, como médicos, assistentes sociais, psicólogos, voluntários e todos aqueles que estarão trabalhando para ajudar e cuidar dos desabrigados. Esse é o trabalho de “Assistência”.
 
É a partir dessas ações de prevenção que a instituição viu a necessidade e a importância da Comunidade nas Ações de Defesa Civil, foi assim que surgiram os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC), que salientam e estimulam a participação popular.
 
Atualmente Sorocaba conta com esses núcleos em sete bairros: Parque das Laranjeiras, Parque São Bento, Parque V. Régia, Jacutinga, Brigadeiro Tobias, Cajuru e Jd. Abaeté, contando com voluntários cadastrados e treinados para colaborar com o poder público.
 
Alexandre explica que junto a comunidade são ensinados o que elas podem fazer para evitar desastres. “Fazemos esse trabalho por meio de palestras, distribuição de cartilhas e folders e também realizando cursos. Assim, as pessoas ficam preparadas e não são pegas de surpresa.
 
Quando o desastre acaba, o trabalho da Defesa Civil ainda continua, até que consiga deixar as pessoas tranquilas e os locais atingidos em ordem novamente, realizando um trabalho de restauração dos serviços essenciais como água, energia elétrica e telefone, reconstrução de casas, pontes, galerias de água e esgoto, sempre trabalhando em conjunto com vários segmentos da sociedade.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar