Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Sorocaba recebe visita de imigrantes e descendentes de alemães

Publicada em 22/10/2018 às 19:43
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Secom)
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da cultura da região e traçar possíveis alianças entre municípios, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter) recebeu na manhã desta segunda-feira (22) um grupo de cerca de 80 descendentes e imigrantes alemães, vindos da cidade de Arabutã, localizada no interior de Santa Catarina (SC).
 
O grupo, formado por jovens estudantes, equipes de dança típica, integrantes clube de idosos e uma banda, estava acompanhado de 10 empresários alemães que vieram até o município para conhecer os processos desenvolvidos pela empresa de energia fotovoltaica, Canadian, instalada em Sorocaba há cerca de três anos.
 
O foco foi traçar parcerias com a organização para possibilitar a implantação das tecnologias sorocabanas em território alemão, além de fomentar o interesse dos investidores para o interior de Santa Catarina – que hoje, tem a economia movimentada através da agricultura e pecuária, com grande abertura para o desenvolvimento tecnológico.
 
O secretário da Sedeter, Robson Coivo, recepcionou o grupo, representando o prefeito José Crespo, que não pode comparecer por estar em outros compromissos previamente agendados. Para o secretário, essa é uma oportunidade de desenvolver o turismo sorocabano e fazer com que mais pessoas venham à cidade em busca do lazer.
 
“A ideia é trocar informações culturais, principalmente pela naturalidade alemã dos turistas […] em outras ocasiões, já recebemos comitivas asiáticas, que prospectam negócios e oportunidades para ambas regiões. Neste caso, o foco é realmente a troca de sensações entre um município de cerca de 5mil habitantes (Arabutã) em contraste com Sorocaba, que já se encontra com 700 mil pessoas”, completou o secretário.
 
A excursão saiu do interior de Santa Catarina na última sexta-feira (19) e passou por uma viagem de 17h para que os grupos musicais e de dança pudessem se apresentar na típica festa alemã de Limeira, a XV Deustches Fest. Em seguida, vieram para a cidade de Sorocaba, a fim de conhecerem a diversidade cultural da região.
 
De acordo com o vice-prefeito de Arabutã, Olguin Ricardo Metz, embora seja a primeira vez do grupo em Sorocaba, essa é a segunda vez que a Prefeitura de sua cidade proporciona esse tipo de atividade aos seus cidadãos. “Gostamos muito de oferecer esse tipo de atividade a nossa população. A cidade é muito pequena, precisamos sair de lá para que as pessoas tenham o conhecimento de culturas diferentes, além de terem a oportunidade de conhecerem como é a vida na cidade grande”, afirmou.
 
Após a recepção, o grupo realizou um tour por Sorocaba, passando pela Locomotiva 58, pelo Paço Municipal e encerrando a tarde de visitas no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar