Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Quinteto de Gabriel Grossi é destaque no Municipal

Publicada em 21/09/2018 às 18:39
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
Na noite deste sábado (22), às 20h30, o Teatro Municipal, no Parque da Boa Vista, recebe para a sexta apresentação musical do Metso Cultural´2018/12ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba Gabriel Grossi, considerado um dos maiores gaitistas do mundo na atualidade, apresentando-se em formato de quinteto com os músicos Eduardo Farias (piano), André Vasconcellos (baixo), Sérgio Coelho (trombone) e Sérgio Machado (bateria). O concerto tem entrada gratuita, com distribuição dos ingressos a partir das 19 horas na bilheteria do próprio Municipal.
 
O gaitista Gabriel Grossi desenvolve caminhos inusitados para a inserção de seu instrumento no rico universo da música brasileira. Assim, tem sido bastante solicitado para realizar gravações e shows no Brasil e no Exterior ao lado de grandes nomes da Música, como Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia e Ney Matogrosso, entre outros, além de Hermeto Pascoal, uma de suas principais influências. 
 
Com cinco discos lançados, Gabriel recebe as melhores críticas do público e de especialistas. Seu disco de estreia, “Diz que fui por aí” (Delira Música), recebeu elogios tanto em relação à original concepção musical, quanto ao trabalho de composição e arranjos. Apesar de jovem, Gabriel tem, aliás, uma trajetória extensa. Além de carreira solo bem estabelecida dentro e fora do País, é desde 2005 integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do Prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. Sempre envolvido em importantes projetos, foi parceiro frequente do saudoso e consagrado clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento. No ano de 2004, também gravou CD e DVD com as cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais trabalhou bastante.
 
Ainda dentro de sua vitoriosa trajetória musical, em 2009 formou seu trio com os instrumentistas Guilherme Ribeiro (piano) e Sérgio Machado (bateria). Com essa formação, gravou “Horizonte”, álbum preparado durante a turnê que realizou com o lendário trombonista Raul de Souza e, em 2011, lançou o CD “Zibididi” com o premiado guitarrista Diego Figueiredo, álbum composto exclusivamente por temas autorais. Já em 2012, Gabriel lançou mais dois trabalhos, o CD “Villa Lobos Popular”, em duo com o pianista Amilton Godoy (Zimbo Trio), e o CD “Realejo”, com o acordeonista Bebe Kramer. Em 2013, gravou “Urbano”, com temas autorais e uma proposta moderna dentro do universo da harmônica. Muitos outros trabalhos se seguiram.
 
O Metso Cultural foi idealizado e é organizado pela MdA International, com direção artística de Marco Almeida.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar