Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Camerata Brasil apresenta-se domingo em Votorantim

Publicada em 14/09/2018 às 18:35
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, valorizando manifestações socioculturais e apoiando, em parceria com o Instituto Votorantim, o projeto Camerata Brasil, traz neste domingo (16), às 17 horas, concerto didático e de música erudita, gratuito, com a regência do maestro Marcelo Bratke, para a vizinha cidade de Votorantim. Ao todo, a Camerata Brasil percorrerá nove cidades do Vale do Paraíba e da região de Sorocaba, incluindo Capão Bonito, além de Votorantim.
 
A apresentação de amanhã à tarde em Votorantim será no palco do Auditório Municipal “Francisco Beranger”, no Centro, ao lado do Terminal Rodoviário. Antecedendo o concerto, às 16 horas haverá, então, o encontro didático aberto com o maestro, intitulado “Como se Apaixonar pela Música Clássica”, também gratuito. A intenção é mostrar detalhes dos instrumentos musicais e conceitos sobre ritmo.
 
“O projeto dá aos moradores das nove cidades a possibilidade de acompanharem um concerto de nível internacional. O maestro Marcelo Bratke e os integrantes da Camerata Brasil são profissionais reconhecidos pelo talento e pela vontade de difundir o melhor da música clássica brasileira. Nos concertos didáticos, o público também tem um contato mais próximo com o maestro e poderá aprender sobre os instrumentos”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.
 
Nesta turnê, a Camerata Brasil Plural IV homenageia o compositor Heitor Villa-Lobos e é inspirada pelas cantigas de roda, serestas e cirandas do folclore que marcaram a música brasileira. O programa inclui as peças “As Três Marias”, “Caixinha de Música Quebrada”, “A Lenda do Caboclo”, “Cirandinhas”, “Guia Prático” e “Trenzinho do Caipira”. “Villa-Lobos não via diferença e barreiras entre o erudito e o popular. Isso acaba cativando o público e se mostra um grande atrativo”, comenta Bratke, maestro, aliás, que tem forte ligação com a obra do homenageado. Em 2004, lançou o Projeto Villa-Lobos, que contemplou a gravação completa de sua obra para piano solo, concertos internacionais, um programa de rádio semanal apresentado pela Cultura FM e uma série de oito documentários sobre o compositor carioca para o canal de TV Arte1.
 
 Em Capão Bonito, o concerto será neste sábado (15), `das 20 horas, no Centro de Convenções; a aula didática está marcada para as 19 horas.
 
A CAMERATA BRASIL - A Camerata Brasil é uma orquestra sociocultural fundada por Marcelo Bratke em 2008. O projeto tem como objetivo a profissionalização de jovens de baixa renda. Por meio de parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo, 23 integrantes já passaram pelo grupo. 
 
Desde sua criação, o Programa Camerata Brasil realizou oito grandes turnês nacionais e cinco internacionais, totalizando 216 concertos públicos e 128 concertos didáticos no Brasil e no Exterior, além de workshops pedagógicos, por meio do Núcleo Brasil de Sustentabilidade Musical. O projeto ganhou, assim, destaque internacional e possibilitou aos músicos se apresentarem em locais como o Carnegie Hall, em Nova York (EUA), e o Suntory Hall, em Tóquio (Japão), além de salas no Reino Unido, Sérvia, Holanda, Coreia do Sul e Argentina.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar