Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE UBS Carandá e Paineiras fazem mutirão de papanicolau neste sábado

Publicada em 14/09/2018 às 18:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Carandá e Paineiras estarão abertas neste sábado (15) para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero. O objetivo da ação é permitir o acesso do papanicolau às mulheres que não conseguem realizar seus exames preventivos no horário normal de funcionamento da unidade.
 
A UBS Carandá estará aberta das 7h às 13h e realizará 12 coletas de papanicolau em pacientes já agendadas, além de oferecer atendimento de planejamento familiar para 5 casais e inscrições para os programas de hipertensão e diabetes. Na ocasião, a unidade terá o apoio e parceria da coordenação do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, que farão testes rápidos para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos.
 
Já a UBS Paineiras funcionará das 9h às 15h e terá livre demanda no atendimento da coleta de papanicolau, ou seja, as mulheres que necessitarem realizar o exame não precisarão agendar, apenas comparecer no horário de funcionamento portando cédula de identidade, cartão SUS e cartão da UBS.
 
Para a secretária de Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a intenção é que em várias oportunidades esses mutirões aconteçam em sábados para oferecer um atendimento flexível, além efetuar a promoção da saúde na cidade. “ O objetivo é identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhar essas mulheres para investigação e tratamento. Nossa gestão é focada na prevenção e não na doença, ressalta a secretária.
 
Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.
 
A UBS Paineiras fica situada à Rua Elisa Stefani Ramos, 130, e a UBS Carandá na Rodovia Emerenciano Prestes de Barros KM 97, 3715 (Rua Projetada 06, 248).
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar