Sábado, 20 de Outubro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina nesta sexta

Publicada em 27/08/2018 às 18:47
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina nesta sexta-feira (31) nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até às 17h do dia 22 de agosto, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), aplicou 45.144 doses, sendo 22.728 (73,50%) de pólio e 22.416 (72,49%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser imunizadas na unidade mais próxima.
 
Durante a campanha, foram realizados dois dias “D” de vacinação que aconteceram aos sábados, das 8h às 17h. No primeiro sábado, foram aplicadas 15.703 doses. Já no segundo dia “D”, um total de 8.484 doses.
 
De acordo com a SES, a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.
 
A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, orienta que todos os pais que possuem crianças do público-alvo da campanha levem os filhos até a UBS mais próxima para receber a vacina. “Apesar da UBS realizar o serviço de busca ativa de faltosos, destaco a responsabilidade dos pais em manterem a carteira vacinal atualizada das crianças. Nossa gestão é focada na saúde e não na doença, prevenir é sempre o melhor caminho”, ressalta a secretária.
 
A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.
 
As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
 
A vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude. Após o encerramento da campanha, as vacinas continuarão à disposição da população nas unidades.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar