Sábado, 22 de Setembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< ECONOMIA Nível de emprego industrial volta a crescer

Publicada em 17/08/2018 às 18:21
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A indústria da região de Sorocaba criou 150 vagas no mês de julho em relação a junho. A variação em 0,16% é a primeira positiva em dois meses, segundo a Pesquisa de Nível de Emprego, divulgada nesta sexta-feira (17) pela Federação/Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). Dos 22 setores industriais pesquisados, nove contrataram mais do que demitiram e oito cortaram vagas. O destaque entre os que contrataram funcionários ficou com o setor de Veículos Automotores e Autopeças (2,87%). No sentido contrário, aparece o setor de Bebidas (-5,90).
 
A pesquisa mostrou ainda que, no acumulado do ano, a geração de novos postos de trabalho totaliza 650 vagas (0,65%). No Estado de São Paulo, o nível de emprego industrial cresceu em 0,04%. “Não há fato novo que faça prever melhora do emprego até o final do ano. Isso é muito ruim, porque a indústria sempre foi a mola propulsora do desenvolvimento de São Paulo”, analisaram, porém, os presidentes da Fiesp em exercício, João Guilherme Sabino Ometto, e do Ciesp, José Ricardo Roriz.
 
Segundo os dados, o ritmo abaixo do esperado da recuperação da economia, ao lado da repercussão da greve dos caminhoneiros, explica o menor número de vagas criadas. “Há cautela entre os empresários, provocada pela incerteza em relação ao custo do frete rodoviário e à eleição de outubro”, acrescentou Ometto.
 
Quando analisadas as regiões do Estado, 16 apresentaram resultados positivos, 13 negativos e sete de estabilidade. Araçatuba teve crescimento de 2,06% e Matão, 1,44%. Já o comportamento negativo ficou com Santa Barbara D'Oeste, com redução de 5,51% no nível de emprego, seguida por Bauru (-1,6%) e Presidente Prudente (-1,54%).
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar