Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Saúde de Sorocaba conquista aparelho de urodinâmica Procedimento não é realizado desde 2011 na cidade

Publicada em 16/08/2018 às 15:45
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: SECOM)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), conquistou um aparelho de urodinâmica para a Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, através de uma articulação e parceria junto ao Rotary Club de Sorocaba-Vergueiro (distrito 4620). O anúncio foi feito na noite da última segunda-feira (13) pela secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, e pelo presidente da entidade, Vicente Antunes Neto, na sede da instituição.

Durante a reunião de anúncio da doação do aparelho, o médico urologista da Policlínica Municipal, Daniel Elpidio, fez uma apresentação completa aos membros rotarianos explicando a importância do exame e a dificuldade que Sorocaba possuía para realizá-lo.

O procedimento não é realizado desde 2011 em Sorocaba e 1.170 pacientes aguardam pelo exame. “Existem muitas pessoas que passaram por cirurgias de bexiga e muito desses pacientes possuem sequelas de incontinência urinária. Com esse exame, conseguimos um diagnóstico preciso da situação e será possível a reabilitação da bexiga dessas pessoas”, comenta o urologista.

O aparelho é utilizado para realizar a avaliação urodinâmica, que consiste em registrar a pressão vesical durante a fase de enchimento e esvaziamento da bexiga, bem como o fluxo urinário durante a micção, podendo contribuir significativamente para o diagnóstico das disfunções vesicais.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar