Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< CULTURA Orquestra Sinfônica apresenta repertório eclético

Publicada em 14/08/2018 às 18:29
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba apresenta um recital especialíssimo nesta quinta-feira (16), às 20 horas, na Sala Fundec, sob a regência do maestro Eduardo Ostergren, fazendo homenagem aos 364 anos de fundação da cidade, comemorados hoje. Trará um repertório para todas as idades, incluindo a conhecida e consagrada obra “O Carnaval dos Animais”, do compositor francês Camille Saint-Saëns.  Saint-Saëns (1835-1921) foi considerado por muitos admiradores como um verdadeiro homem do renascimento por seus mais variados interesses intelectuais e atividades artísticas. Ele foi um organista renomado, pianista de talento, maestro, editor, pesquisador e educador.  Outros interesses incluíam Arqueologia, História Natural e Astronomia.  Foi também um prolífico escritor na produção de ensaios, poesia e obras literárias.
 
Saint-Saëns escreveu “O Carnaval dos Animais” especificamente para seu próprio deleite e diversão para seus alunos, fazendo referências irônicas de outras composições e de outros compositores.  Composta em 1886 para um sarau entre amigos, só veio a público após sua morte em 1922.  Entretanto, em 1905 permitiu a apresentação pública de “O Cisne”, penúltimo movimento da peça, quando o coreógrafo Michel Fokine preparou uma coreografia para a dançarina Ana Pavlova. Os diversos animais descritos na peça incluem, entre outros, leões, galos e galinhas, mulas, tartarugas, cangurus e elefantes.  Ao final, todos desfilam graciosamente, concluindo com o burro, que tem a última risada.
 
Para este concerto, que também comemora os 20 anos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba, administrado pela Fundec, a Sinfônica contará ainda com o solo de flauta do aluno do professor Fabiano de Campos, Rodolfo Ferreira Duarte, que conclui seu curso este ano.  Como recital de formatura, Rodolfo executará o “Concerto em sol maior para Flauta e Orquestra”, de Karl Stamitz.
 
SERVIÇO – Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Poderão ser adquiridos a partir das 8h30 de amanhã (16), na própria Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar